Foi aprovado em primeira votação e com emenda na noite desta segunda-feira, 16, pelos vereadores de Palmas o projeto 01/2015 ao qual proíbe o trânsito de veículos com peso bruto acima de 3,5 toneladas de tara em algumas ruas do anel central. Além disso, disciplinará o horário e os locais em que veículos com peso inferior poderão realizar as cargas e descargas.

Segundo o Diretor do DEPALTRAN Roberval Invernizzi, a iniciativa é uma medida necessária para melhoria do trânsito central, bem como para a proteção dos investimentos que estão sendo realizados com a nova pavimentação asfáltica em diversas vias, que poderiam ficar prejudicadas caso houvesse o trânsito de caminhões carregados com alta tonelagem.

Outro projeto apreciado e votado em primeira votação pelos vereadores durante a sessão foi o projeto 02/2015 que prevê a instituição do estacionamento regulamentado pago – ESTAR. O objetivo é possibilitar melhorias na organização e fluxo do tráfego, e vagas de estacionamento para automóveis, motos bicicletas. O projeto prevê que o usuário poderá adquirir bilhetes que permitem a permanência de veículos por meia, uma e duas horas.

Ambos os projetos receberão outras duas votações em sessões ordinárias. Segundo o presidente do Legislativo Palmense Luís Otávio Sendeski, na segunda-feira, 23, os projetos serão discutidos junto a ACIPA e CDL em reunião marcada para as 19 horas na câmara de vereadores.

Sendeski explicou que a reunião tem o objetivo de reunir o empresariado Palmense para discutir o projeto e receber sugestões sobre o mesmo, para que em tempo hábil possam ser feitas possível emendas.

Após serem aprovados os projetos o Departamento de trânsito do município prevê o inicio das atividades de fiscalização no trânsito, no inicio do segundo semestre deste ano.

Fonte: RBJ