Bradesco Seguros faz da educação uma cobertura de vida

Seguro educacional individual é a nova frente da estratégia da Bradesco Seguros para ampliar a prateleira … 

 

A Bradesco Vida e Previdência vai lançar um seguro educacional individual, voltado a pais e responsáveis que querem garantir a continuidade dos estudos de filhos ou outros dependentes em caso de morte, invalidez, perda de renda ou incapacidade temporária. Esse é mais um passo na expansão do portfólio do segmento Vida, que teve crescimento de 9% nos últimos 12 meses.

 

Primeiro produto individual do tipo no mercado, o seguro educacional mira uma lacuna ainda pouco explorada no Brasil. Hoje, as soluções disponíveis são majoritariamente coletivas e dependem da oferta das escolas. Se a instituição não disponibiliza o produto, a família fica sem uma alternativa de contratação direta.

 

“Quando eu mudei meus filhos de escola, a primeira coisa que fui ver foi se havia seguro educacional. Era uma baita escola, com mensalidade representativa, e eles não sabiam nem do que se tratava”, diz Bernardo Ferreira Castello, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência. “Foi aí que a gente viu uma oportunidade.”

 

O produto começa a ser testado ainda em junho, em um piloto com cerca de 70 corretores selecionados pela companhia. A previsão é fazer o lançamento no início de julho, no começo do período de rematrículas escolares.

 

Na prática, a contratação será feita a partir da mensalidade e do ciclo educacional que o responsável deseja proteger. Em vez de definir uma cobertura genérica, como em um seguro de vida tradicional, o cliente informa a idade do estudante, a etapa de ensino e o valor da mensalidade.

 

A cobertura poderá ser ajustada anualmente, acompanhando reajustes escolares, mudança de escola ou avanço para etapas mais caras da educação. O seguro valerá para diferentes tipos de ensino privado, da educação infantil ao ensino médio, além de graduação, pós-graduação e cursos de idiomas.

 

A companhia mira um mercado potencial de cerca de 9 milhões de alunos em escolas particulares e outros modelos de educação formal privada. Esse público pode ter um ou mais responsáveis financeiros vinculados ao seguro.

 

Além das coberturas de morte e invalidez, o produto também terá proteção para perda de renda. Para trabalhadores CLT, a cobertura será voltada ao desemprego involuntário. Para autônomos, a proteção será adaptada à incapacidade física temporária.

 

“O risco que estamos cobrindo não é só a morte ou a invalidez. É a interrupção da capacidade daquela família de continuar pagando a escola”, diz Castello. “Por isso, o produto precisa conversar tanto com o CLT quanto com o autônomo.”

 

O seguro educacional é mais uma peça de uma estratégia que a Bradesco Vida e Previdência vem montando nos últimos três anos para crescer em Vida. O movimento passa pela revisão da prateleira de produtos, com menos ofertas genéricas e mais soluções flexíveis, capazes de serem personalizadas para diferentes perfis de clientes – de pessoas físicas a pequenas e médias empresas.

 

“Crescer nos carro-chefes não é suficiente”, diz Castello. “A gente procurou reduzir a quantidade de produto e ter produtos mais flexíveis que possam ser personalizados ao custo de cada cliente.”

 

A primeira onda dessa estratégia veio nos produtos individuais, especialmente os voltados a planejamento sucessório. Depois, a companhia avançou nos produtos empresariais, coletivos e para pessoas jurídicas. Agora, começa a trabalhar o que o executivo chama de produtos de nicho, como seguro viagem e seguro educacional.

 

No seguro de vida individual, a companhia passou a organizar a oferta em torno de poucos produtos, mas com maior capacidade de combinação de coberturas e assistências. No material enviado pela empresa, Castello cita produtos com mais de 20 coberturas e mais de 20 assistências, além de soluções voltadas a planejamento sucessório e opções com programas de resgate.

 

Na frente empresarial, o avanço mais forte veio das pequenas e médias empresas. Em três anos, a Bradesco Vida e Previdência saiu praticamente do zero nessa carteira e chegou a cerca de R$ 600 milhões em prêmios no ano passado. Sozinho, o segmento PME já representa 5% da receita da companhia em seguro de pessoas.

 

A família Empresarial Flexível é a plataforma usada pela companhia para atacar esse público. Dentro dela estão produtos como o Capital Global, com coberturas personalizáveis; o Pessoa Chave, voltado à proteção de sócios e diretores; soluções específicas para MEIs; produtos resgatáveis; e, mais recentemente, o Empresarial Flexível Coletivo Bradesco, para PMEs de três a 500 vidas. 

 

Fonte: Bradesco Seguros