Alta temporada de eventos e imprevistos: Ingresso Protegido Alba ganha protagonismo no Carnaval

A contratação de proteção no momento da compra de ingressos online vem ganhando relevância no mercado de seguros, impulsionada pela digitalização do entretenimento e pelo aumento do valor investido pelo público em shows, festivais e eventos esportivos. Nesse contexto, o Ingresso Protegido Alba, da Alba Seguradora, surge como uma solução voltada à proteção financeira do consumidor diante de imprevistos que impeçam a sua presença no evento, como o Carnaval.

Segundo Sérgio Ramos, gerente comercial do Canal Parcerias da Alba, o produto foi concebido com uma proposta clara de gerar valor tanto para quem compra quanto para quem vende ingressos. “Desde a concepção do Ingresso Protegido, a Alba sempre enxergou esse produto como altamente promissor, tanto sob a ótica do consumidor quanto dos realizadores de eventos. Para o comprador, a principal vantagem é a tranquilidade de saber que seu investimento estará protegido diante de imprevistos”, conta. Além do benefício ao consumidor, o Ingresso Protegido Alba se posiciona como uma solução estratégica para plataformas de venda e realizadores de eventos, ao contribuir para o aumento da conversão, do ticket médio e para a construção de uma jornada de compra mais segura e eficiente.

O executivo explica que o seguro também é promissor para os produtores. “O seguro contribui diretamente para o aumento da venda antecipada de ingressos, reduzindo a hesitação na decisão de compra. Esses dois fatores têm sido determinantes para o sucesso e a expansão das nossas parcerias”, destaca.

O Ingresso Protegido Alba conta atualmente com 14 motivos de acionamento, abrangendo situações que vão além de problemas de saúde do segurado. Entre as ocorrências mais comuns estão danos à residência, imprevistos com o veículo e cancelamentos de voos, este último apontado como um dos principais fatores de ausência em eventos, especialmente nos grandes centros urbanos. “Ter essa proteção permite que o cliente não seja penalizado financeiramente por situações fora do seu controle”, explica Ramos.

Um ponto recorrente de atenção está na distinção entre o papel do seguro e a responsabilidade dos organizadores. De acordo com o executivo, dúvidas costumam surgir em casos de cancelamento ou adiamento de eventos. “Nesses cenários, é importante esclarecer que a responsabilidade pelo reembolso do ingresso é do organizador ou da bilheteria oficial, conforme a legislação e as regras do evento. O papel do seguro é proteger o consumidor quando o evento acontece, mas ele não consegue comparecer por um motivo coberto”, pontua o executivo.

O perfil do público mais jovem também influencia o desenho do produto. Para Ramos, consumidores da geração Z e nativos digitais avaliam com cuidado o custo-benefício da proteção, mas demonstram alta valorização da segurança financeira. “Quando o custo do seguro é percebido como acessível e proporcional ao benefício, ele deixa de ser um obstáculo e passa a ser um facilitador da compra. Por isso, trabalhamos com valores competitivos e modelos simples, integrados e transparentes”, lembra. 

Com mais de 156 anos de atuação, a Alba Seguradora já trabalha na ampliação das parcerias e na evolução das coberturas do Ingresso Protegido no Brasil. “Atualmente temos novas negociações, implantações em curso e operações já rodando em produção. Em alguns casos, inclusive, desenvolvemos coberturas adicionais para atender nichos específicos dos nossos parceiros”, afirma o executivo. A capacidade de customização, posiciona a Alba como uma seguradora preparada para atender às novas dinâmicas do mercado de entretenimento e eventos.

Fonte: CQCS