A demanda por seguros de automóvel cresceu 3% em 2025, de acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). Em dezembro, a procura por esse tipo de seguro cresceu 6,53% ante novembro. No comparativo anual, porém, o segmento registrou queda de 7,58%, segundo os registros da plataforma.
A alta no comparativo anual, segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, em parte é reflexo do programa de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor em julho de 2025.
Segundo ele, a redução do imposto promovida pelos programas do governo beneficiou o aquecimento do mercado no segundo semestre, principalmente entre segmentos com os menores preços.
O emplacamento de veículos novos cresceu 1,82% no País ano passado (considerando automóveis e comerciais leves), somando 2.541.938, conforme dados da Fenabrave.
Programa Carro Sustentável
Em julho do ano passado, o mercado brasileiro registrou um aumento de 13% nas vendas de carros com motor 1.0 na comparação com junho e de 11,35% no comparativo anual, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Na ocasião, o MDIC atribuiu a alta ao programa Carro Sustentável, que prevê redução das alíquotas do IPI para veículos leves, com foco em modelos compactos, movidos a energia limpa e fabricados no Brasil. A isenção total do imposto vale para veículos com alta eficiência energética e que cumpram critérios de reciclabilidade e segurança.
Fonte: Viva








