O seguro auto registrou forte desempenho em outubro de 2025, acompanhando a retomada gradual do mercado de veículos e a maior demanda por proteção patrimonial. No mês, a arrecadação do ramo somou R$ 5,5 bilhões, alta de 9,5% em relação a outubro do ano anterior. Os dados são destacados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) na Conjuntura nº 129.
As indenizações pagas chegaram a R$ 29,4 bilhões no acumulado do ano até outubro, avanço de 5,1%, enquanto a sinistralidade permaneceu estável, em torno de 60%, indicando equilíbrio entre crescimento da carteira e controle de riscos.
No mesmo período, o mercado de veículos financiados apresentou crescimento. Em outubro, a quantidade de veículos novos e usados financiados, considerando automóveis, comerciais leves e motocicletas, avançou 4,0%, totalizando 697 mil unidades, ante 670 mil em outubro de 2024. O número de veículos novos financiados cresceu 6,7% na comparação anual, aponta a CNseg.
No acumulado do ano até outubro, as vendas de veículos financiados somaram 6,018 milhões de unidades, alta de 1,0% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação do financiamento nas vendas totais de veículos ficou em 31,0%, abaixo dos 35,2% registrados até outubro de 2024, enquanto, no caso dos veículos novos, essa participação foi de 52,2%, recuo de 1,2 p.p. na mesma base de comparação.
Fonte: CQCS








