Discussões em Brasília ajudam a identificar oportunidades e desafios para a Capitalização em projetos de concessões e PPPs
Os principais avanços e desafios da infraestrutura brasileira estiveram em debate na 1ª edição do Fórum Nacional de PPPs e Concessões e no Airport National Meeting 2025, ambos em Brasília. Os encontros, nos dias 24 e 25 de novembro, tiveram a presença do superintendente executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Gilberto Figueira, que acompanhou as discussões voltadas ao fortalecimento do ambiente regulatório e ao aprimoramento de projetos estratégicos para o desenvolvimento do país.
“Esses fóruns são essenciais para compreendermos de perto as demandas do setor e identificar onde a Capitalização pode agregar valor. Ao acompanhar as discussões e os desafios apresentados, conseguimos pensar em soluções mais adequadas e reforçar nosso potencial como instrumento de apoio à estruturação e à execução dos projetos de infraestrutura”, avalia Gilberto Figueira, ressaltando a versatilidade dos Títulos de Capitalização, que, na modalidade de Instrumento de Garantia, é um recurso adicional de segurança jurídica e viabilidade aos projetos.
Em Brasília, o Fórum Nacional de PPPs e Concessões, promovido pela Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil, em parceria com a ApexBrasil e o Banco do Brasil, reuniu autoridades, especialistas e agentes do setor privado para discutir modelos de cooperação, marcos regulatórios e soluções para ampliar a eficiência de serviços públicos.
Durante o encontro foi apresentado o Guia Prático de Seguros e Capitalização para Contratos de Concessões e PPPs, resultado de uma cooperação entre a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a SEPPI e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), com colaboração da FenaCap e da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). A publicação, lançada durante a COP30, em Belém (PA), explica como o seguro e a Capitalização podem contribuir para mitigar riscos e apoiar todas as fases dos projetos, do planejamento e da licitação à operação.
Já no evento Airport National Meeting 2025, principal evento da aviação civil brasileira, Figueira acompanhou painéis dedicados à competitividade, à inovação e aos desafios operacionais e regulatórios do setor aeroportuário. A programação reuniu representantes da área, além de autoridades e especialistas, em debates sobre tendências e estratégias para o futuro da aviação no país.
Fonte: FenaCap







