A Aconseg-NNE, o Clube do Seguro de Feira de Santana, o Clube dos Seguradores da Bahia, o Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios da Bahia, Sindicato dos Securitários da Bahia (SindSeba), Sincor-BA e o SindSeg BA/SE/TO, em parceria com o vereador Alberto Braga (União Brasil), realizaram, na última quinta-feira (13), no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador, uma sessão solene seguida de coquetel para celebrar a Lei 9.804/24. De autoria do parlamentar e aprovada pelo prefeito Bruno Reis, a lei institui a Semana Municipal do Seguro no Calendário Oficial de Eventos da cidade.
Alberto Braga destaca que a lei representa o reconhecimento de um setor essencial para a vida econômica e social da capital baiana. “O mercado de seguros é um dos pilares invisíveis do progresso: gera empregos, fomenta o empreendedorismo, dá suporte às empresas e ampara as famílias”, disse o vereador.
Para o vereador, o seguro não é apenas uma apólice. É um compromisso coletivo com a segurança, um pacto de confiança que permite ao cidadão recomeçar após uma perda, ao empresário investir com tranquilidade e ao poder público planejar políticas com base na prevenção e na resiliência.
Ainda de acordo com o parlamentar, ainda que a ideia da Semana Municipal do Seguro seja simples, é poderosa, especialmente para criar um espaço de diálogo, aprendizado e mobilização em torno do tema da proteção e da gestão de riscos. “A palavra é essa: aproximar. Acender um farol, ligar uma luz para que a população entenda todos os benefícios desse setor. Que seja uma oportunidade para disseminar conhecimento, promover educação financeira e valorizar os profissionais da área”, esclareceu Braga.
Presidente do Clube dos Seguradores da Bahia, Fausto Dórea agradeceu o parlamentar por desenvolver o Projeto de Lei e ressaltou a importância da Semana do Seguro na cidade. “Essa noite é super especial. Depois de 476 anos, a capital Salvador homenageia o corretor, o segurador e o securitário. Isso faz uma diferença enorme para nós”, pontuou Dórea.
Um dos objetivos da norma é a valorização dos profissionais da área. Representante do sindicato dos corretores, Josimar Antunes também marcou presença no evento. Para ele, a Semana do Seguro em Salvador é um momento de reflexão, conscientização e reconhecimento. “Quando o corretor de seguros oferece uma apólice, ele não vende apenas um produto, ele entrega tranquilidade, dignidade e esperança. É por isso que ele tem uma função tão relevante”, disse.
“O corretor é o elo humano de um setor que protege famílias, empresas e sonhos. Ao longo dos últimos anos, o Sincor Bahia tem se dedicado a fortalecer essa categoria, ampliar o diálogo com o mercado e com o poder público e mostrar que falar de seguro é falar de responsabilidade social”, completou Antunes.
Para Janaína Leal, diretora do SindSeg BA/SE/TO, enfatizou a importância da Lei 9.804/24. “É motivo de orgulho a concretização da Semana Municipal do Seguro em Salvador, fazendo com que o seguro ocupe sua devida relevância na sustentabilidade econômica da Bahia”, explica ela.
O evento que reuniu o ecossistema do setor de seguros de Salvador também contou com a participação de Ricardo Parish Orleans, presidente do Sindicato dos Securitários da Bahia (SindSEBA). “Agradeço por estarmos aqui, na casa do povo, participando desse evento, onde não poderia deixar de ter a presença de um representante dos securitários, categoria que possui sua própria lei, a Lei 12.640, de 15 de maio de 2012, instituindo o Dia Nacional dos Securitários, também na terceira segunda-feira do mês de outubro”, disse Orleans.
A sessão foi encerrada com Alberto Braga homenageando os profissionais do mercado de seguros, reafirmando a relevância da categoria para Salvador e para a Bahia.
Fonte: CQCS








