COP30: presidente da FenaCap discutirá em Belém a importância da Capitalização como garantia para obras de infraestrutura e o desenvolvimento do país

Os Títulos de Capitalização, reconhecidos pela Lei de Licitações (nº 14.133), vêm sendo incluídos em editais para obras de infraestrutura em todo o país como uma solução moderna e eficaz para ampliar segurança jurídica e garantir a sustentabilidade dos projetos. E este será o tema do painel que o presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Denis Morais, irá participar na Casa do Seguro, na COP30, em Belém, na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, às 17h40.

O encontro marca o lançamento do Guia Prático de Seguros e Capitalização para contratos de concessões e Parcerias Público-Privadas, documento que será uma referência para gestores públicos, operadores e investidores. “A infraestrutura é um dos grandes pilares para o desenvolvimento econômico e social do país e o Título de Capitalização, como um instrumento financeiro consolidado e versátil, oferece segurança e previsibilidade para concessionárias, investidores e o próprio poder público, ajudando a mitigar riscos dos projetos e a fortalecer a governança e confiança entre os agentes envolvidos”, explica o presidente da FenaCap.

Também participam das discussões o secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Manoel Renato; a diretora de Assuntos Econômicos no Ministério de Portos e Aeroportos, Helena Venceslau; e o diretor de Relações Institucionais da CNseg, Esteves Colnago.

“Ver o setor de Seguros tão presente e estruturado na COP30, sediada no nosso país, mostra a importância da nossa indústria, trazendo discussões relevantes sobre como podemos contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, completa Denis.

Fonte: CQCS