Uma das grandes novidades do CQCS Inovação 2025 foi o lançamento oficial da WIINS (Women in Insurance) na América Latina, movimento da Solera que tem como objetivo mapear e valorizar líderes femininas no setor de seguros. O evento, realizado na última terça-feira (11), contou com a presença de executivas de destaque do mercado brasileiro.
Anfitriã do encontro e idealizadora da iniciativa, Jing Liao, Chief Administrative Officer | Chairwoman da Solera Foundation, explicou o motivo da criação do movimento, originado em Hong Kong, e destacou o sucesso da iniciativa. “No ano passado, começamos esse movimento global e tivemos casa cheia. Foi uma conversa incrível e, desde então, temos recebido muitos prêmios”, contou Jing. “Este ano, em março, lançamos a mesma iniciativa em Londres, para toda a Europa, e estava literalmente lotado”, completou.
Também participante da primeira edição do encontro na América Latina, Patrícia Chacon, atual COO e futura CEO da Porto Seguro, compartilhou sua trajetória e como chegou ao mercado de seguros. Ela enfatizou o quanto se sente abençoada por ser uma mulher que toma decisões em uma grande companhia. “Se você tomou decisões ao longo da sua carreira, faz o que ama e acredita, é muito mais tranquilo voltar ao trabalho e dizer que tem um trabalho ao qual realmente quer voltar”, afirmou Chacon.
O movimento WIINS tem como propósito capacitar e dar visibilidade a mulheres no setor de seguros, destacando liderança, inovação e impacto em áreas estratégicas como subscrição, regulação de sinistros, distribuição, dados, inteligência artificial e experiência do cliente.
Durante o encontro, Camila Kataguiri, Co-CEO da Pier Seguradora, ressaltou a importância do CQCS Inovação para o mercado, especialmente pelo compartilhamento de experiências e conhecimento, além de estimular o equilíbrio de gênero no setor. “É importante reunir todos nesse universo para trocar experiências e aprender. Também é um evento muito bacana para fomentar mais diversidade no mercado de seguros, mas ainda há muito por vir”, contou Camila.
Claudia Papa Scarpa, vice-presidente da Starr Insurance, comentou que as executivas abordaram temas como liderança feminina, focando nos desafios, medos enfrentados e aprendizados adquiridos. “A mulher pode ser o que ela quiser. Acho que isso foi muito importante, e eu amei fazer parte desse painel”, afirmou Claudia.
Ressaltando o prazer de participar da primeira edição da WIINS na América Latina, Nilceia Oliveira, Regional Chief Claims Officer Latam da Zurich, frisou a relevância de estar ao lado de mulheres com forte representatividade no mercado. “Cada vez mais mulheres estão participando das discussões e ocupando espaços nas mesas de decisão, e esse é o propósito maior. Ter o público aqui para apoiar, escutar e debater só reforça a importância da representatividade feminina no mercado segurador”, concluiu Nilceia.
Fonte: CQCS








