Seguro residencial se adapta ao home office e oferece coberturas para o trabalho em casa

O home office, cada vez mais consolidado como modelo de trabalho no Brasil, não só alterou a rotina profissional de milhares de pessoas, como também impôs novos desafios ao setor de seguros. Segundo a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE em 2024, cerca de 8,3% dos brasileiros exercem suas atividades em domicílio, uma tendência que ganhou força no cenário pós-pandemia. Com a incorporação de notebooks, impressoras e móveis ergonômicos nestes ambientes, cresceu a necessidade de proteção contra riscos como furtos, danos acidentais e sobrecargas elétricas. Diante desse novo contexto, as seguradoras passaram a reformular seus produtos, ampliando a cobertura dos seguros residenciais para incluir bens utilizados em atividades profissionais.

A Allianz Seguros é uma das companhias que vêm desenvolvendo soluções específicas voltadas ao público que utiliza o espaço doméstico também como ambiente de trabalho. Segundo Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz, a seguradora incorporou diferenciais importantes no “Allianz Residência” para atender diretamente às necessidades de quem trabalha permanentemente em casa.

“Um dos destaques é a cláusula particular ‘Moradia Habitual com Escritório’, que assegura proteção contra perdas e danos materiais aos bens do escritório, como móveis e equipamentos, instalados no interior do imóvel segurado”, explica. Ele também destaca a cobertura “Habitual + Profissional”, voltada a profissionais liberais, autônomos e MEIs que utilizam o imóvel tanto para fins residenciais quanto comerciais. “Essa modalidade cobre prejuízos decorrentes de danos a equipamentos, utensílios e móveis relacionados à atividade profissional exercida no local segurado.”

Dessa forma, com a consolidação do trabalho remoto, Morita afirma que houve impactos relevantes na forma como os produtos do segmento residencial estão sendo desenvolvidos. Entre os reflexos observados estão a revisão de coberturas, a criação de soluções mais flexíveis e a inclusão de serviços como assistência 24 horas. “Essas mudanças reforçam o compromisso da Allianz em oferecer apólices cada vez mais abrangentes e relevantes, alinhadas ao novo contexto de trabalho e estilo de vida dos segurados”, diz.

O executivo também ressalta o papel dos corretores nesse processo de adaptação do mercado. Para garantir que as novas coberturas sejam corretamente apresentadas aos clientes, a companhia tem apostado em ações de capacitação e materiais de apoio voltados a esse público. “Entre as iniciativas, destacam-se os programas de capacitação, como o +Capaz, que garantem atualização constante sobre as características e benefícios das coberturas, permitindo um atendimento mais assertivo às necessidades dos segurados. Além disso, a companhia disponibiliza materiais de suporte, como folhetos, apresentações, conteúdos digitais e artigos em seu blog, que auxiliam os corretores a transmitir de forma clara e objetiva os diferenciais das coberturas para home office”, afirma.

De olho na evolução constante das tecnologias, a Allianz já avalia formas de ampliar ainda mais suas soluções nesse segmento. “Estamos em constante processo de avaliação e adaptação de suas soluções para acompanhar a evolução das tecnologias e dos modelos de trabalho remoto, sempre com o objetivo de oferecer a melhor proteção possível em diferentes cenários”, conclui Morita.

Fonte: CQCS