A Susep publicou, nesta quarta-feira (1º de outubro), a Resolução 59/25, que estabelece a Política de Gestão de Continuidade de Serviços de TI da autarquia. De acordo com a norma, essa gestão deve prever mecanismos que permitam, entre outros riscos, identificar as ameaças internas e externas que possam comprometer a continuidade das operações da autarquia; e os possíveis impactos à operação decorrentes da concretização de tais ameaças.
O texto estabelece ainda que esse processo deverá identificar os requisitos para a continuidade dos negócios, incluindo os legais e os regulatórios e estabelecer papéis e responsabilidades das partes internas e externas à Susep; e desenvolver estrutura de gerenciamento e resposta a crises, suportada por níveis adequados de autoridade e competência, que assegurem a comunicação efetiva às partes interessadas;
Foi determinado ainda que sejam desenvolvidos processos e mecanismos que viabilizem a recuperação das atividades em caso de interrupção; e a realização de treinamentos, testes e análises que garantam a manutenção e o bom funcionamento dos planos de continuidade.
Fonte: CQCS