Evento reuniu mais de 320 participantes e abordou temas como seguro garantia, inovação e regulamentação do setor
No dia 17 de setembro, o 3º Seminário Internacional de Res(seguros), promovido pelo Costa, Albino & Rocha Sociedade de Advogados (CAR) em parceria com o escritório internacional de advocacia HFW – líder global nos setores de aeroespacial, commodities, energia, seguros/resseguros e marítimo; reuniu mais de 320 convidados de 70 empresas do setor segurador e ressegurador. A Sompo no Brasil esteve presente e participou ativamente das discussões, com destaque para a nova Lei de Seguros, considerada um marco regulatório que promete transformar o mercado nos próximos anos.
A companhia reforçou sua relevância ao fomentar debates técnicos sobre o Seguro Garantia. João Alfredo Di Girolamo Filho, diretor técnico para Seguro Garantia da Sompo, destacou o potencial de crescimento do produto, especialmente diante da urgência em desenvolver a infraestrutura nacional:
“A infraestrutura é uma necessidade latente do país há muitos anos e muitos projetos precisam sair do papel. O seguro garantia pode ter uma penetração muito maior nesse contexto, e uma discussão rica como a que tivemos no nosso painel só fortalece e projeta um futuro promissor para o produto no Brasil”, afirmou o executivo.
Julio Costa, sócio-administrador do CAR, celebrou a expressiva participação no evento e ressaltou os temas abordados:
“Foi uma honra receber mais de 320 convidados e representantes de 70 empresas do mercado segurador e ressegurador. Refletimos sobre temas de enorme importância, como a nova Lei de Seguros, as perspectivas do seguro garantia, inovações, inteligência artificial, a influência da geopolítica nos clausulados e as apólices dos ramos marítimo e aeronáutico”.
A Susep também esteve representada pelo superintendente Alessandro Octaviani, que abordou o processo regulatório de implementação da Lei 15.040 e da Lei Complementar 213:
“Uma lei visa trazer mais confiança ao produto seguro; a outra, ampliar a concorrência nas ofertas de garantias patrimoniais no mercado. Tivemos a oportunidade de debater com o público como essas leis estão sendo concretizadas, e esse processo é fundamental para o fortalecimento do setor”.
Seguro Garantia
Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, o Seguro Garantia apresentou um crescimento de 22,8% no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho deste ano o mercado arrecadou cerca de R$ 3 bilhões em Prêmios de Seguros em comparação aos R$ 2,5 bilhões alcançados em igual período de 2024.
Fonte: CQCS