Sompo destaca diversidade no mercado de seguros durante o Dive In Festival

Evento promoveu debates relevantes sobre diversidade racial e inclusão no setor de seguros

No dia 17 de setembro, executivos e profissionais do mercado segurador acompanharam do painel “Pertencimento na Prática: Criando uma Cultura Inclusiva para Maximizar Talentos”, realizado na sede da Aon, como parte da programação do o Dive In Festival — evento global sobre diversidade no mercado de seguros. A iniciativa reforçou a importância de construir ambientes de trabalho inclusivos, além de promover reflexões sobre a diversidade racial e suas múltiplas dimensões. Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo, foi um dos debatedores do encontro e destacou as ações que a companhia no Brasil já desenvolve voltadas para essa agenda.

“Estou superfeliz de poder compartilhar um pouco das iniciativas da Sompo nessa agenda de diversidade, compartilhar um pouco do conhecimento adquirido nesse jornada, mas muito mais que isso, aprender com os vários colegas como a gente consegue melhorar ainda mais essa jornada em busca de uma sociedade mais diversa, uma empresa mais diversa, um mercado mais diverso”, ressaltou Laila.

Na Sompo as ações de Diversidade são capitaneadas pela Squad de Diversidade, um grupo voluntário multidisciplinar e de diferentes níveis hierárquicos, que discute, prepara e executa planos de ações para gerar os resultados esperados para o tema. Algumas das ações realizadas pela companhia já trazem indicadores interessantes. Uma delas é que a Sompo acaba de concluir a segunda edição do seu programa de estágio afirmativo. Em cada edição houve mais de 5 mil inscrições e, somadas, ambas as edições alcançou um índice de cerca de 90% de contratação de pessoas pretas e pardas para as vagas disponíveis.

Rafael Mendonça, diretor de Health Analytics na Aon, reforçou que o Dive In Festival traz reflexões significativas para as companhias do setor: “Acho que é gratificante a gente saber que as empresas estão se movimentando para ter uma excelência na questão da diversidade, então isso para mim é gratificante participar, dar minha opinião, falar sobre os temas importantes para isso”, explicou.

Já Fernando Rizi, líder do ImportAbilities pela Aon, destacou que a palestra trouxe um olhar corporativo sobre a inclusão de pessoas com deficiência, tema que ganhou maior atenção dentro da companhia: “Forma que chegou a esse resultado e eu enxergo esse evento, o Dive In, como algo muito importante para que isso seja disseminado, onde as empresas possam dar voz de pertencimento para colegas que sejam pessoas com deficiência, pretos, pardos, de qualquer gênero, não importando qual é a sua diversidade”, complementou.

A conselheira da Sou Segura, Valeria Chaves, também abordou a questão da diversidade no mercado de seguros e relacionou o tema à liderança feminina, deixando um convite às pessoas nas empresas: “Olhe para o lado e veja se todo mundo que está ao seu redor é igual a você, tem o mesmo biotipo, tem a mesma cor, mora na mesma região da sua cidade. Porque, se todo mundo for igual a você, é um sinal de que o seu lugar não está tão diverso assim”, concluiu.

Fonte: CQCS