Fábio Morita destaca soluções da Allianz frente a mudanças climáticas, tendências e desafios do setor

Debate abordou temas como seguro de vida, seguro auto, sustentabilidade e eventos climáticos extremos

Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, participou da edição mais recente do programa Mesa Redonda do Seguro, promovido pelo CQCS. O encontro foi transmitido ao vivo no canal do YouTube do CQCS, nesta quinta-feira (31), e  já está disponível para quem quiser assistir.

Para o diretor, essa participação é enriquecedora. “É uma honra participar do Mesa Redonda, colegas da imprensa super qualificados, sempre aprendo muito nessas ocasiões, então é um grande prazer”, afirmou o executivo.

Durante a conversa, Morita compartilhou reflexões e análises sobre diversos assuntos estratégicos para o setor de seguros. Entre os temas abordados, destacaram-se a importância do seguro de vida em vida, o crescimento do segmento voltado a pequenas empresas, crises e inovações que a Allianz Seguros tem criado pelo seguro auto, além dos desafios relacionados à sustentabilidade, crise climática e aumento de eventos climáticos extremos.

As mudanças temporais no seguro Auto

Sobre distribuição no meio de automóveis, Ivanildo Sousa, da Seg News, levantou o questionamento sobre a forte concorrência das Insurtechs e seguros personalizados, e questionou como a Allianz Seguros tem se adaptado para concorrer nesse segmento.

Para Morita,  a solução vem de não ignorar a necessidade do corretor de seguros, comparou a concorrência das Insurtechs com discussões que diziam que as vendas diretas seriam a maior concorrência há 10 anos atrás, o que não se concretizou. Afirmou que apesar das novidades, a segurança que um contrato de seguros passa para os clientes não ficou para trás. “Percebemos que o seguro é um contrato que precisa de qualificação na venda.”, afirmou Morita. 

O jornalista convidado Sérgio Carvalho, do JNS, questionou sobre como as empresas mais tradicionais como a Allianz têm observado a entrada das cooperativas de seguros e associações veiculares que estão em processo de regulamentação no mercado. 

O executivo, por sua vez, lembrou que a Lei já deu espaço para outros tipos de cooperativas no decorrer da história, como as cooperativas de saúde e de crédito, disse não ver tanto esse crescimento nos Seguros em específico, mas tem observado o crescimento das Associações de Proteção Veicular, que estão passando pelo importante processo de regulamentação. 

“O que a gente [da Allianz] tem discutido no mercado é que todas as seguradoras tem todo um arcabouço regulatório para garantir solvência, que é essa capacidade de honrar os compromissos futuros, que a gente entende que deveria valer para todos os segmentos que se propõem a oferecer essa proteção para os segurados.”, disse.

Mudanças Climáticas

O assunto crise climática levantado pelo jornalista Sérgio da Seguro Nova Digital observou que a Allianz adotou um modelo completo de sustentabilidade, mas apontou que os eventos climáticos extremos estão se agravando no mundo e o Brasil tem sido atingido. E questionou sobre as perdas patrimoniais e familiares decorrente das tragédias, e como isso impacta o mercado de seguros e os valores de seguro residencial.

Morita comenta que a Allianz vem monitorando essas mudanças climáticas, que tem uma agenda chamada “catástrofes naturais” que focam em mapear os ambientes de maior incidência climáticas, e a empresa usa dessas informações para fazer um preço compatível com a realidade da região. 

“Queremos ser cada vez mais uma empresa do ‘sim’ então, ao invés de falar ‘não aceito esse seguro’, eu faço o cálculo adequado de qual que é o risco associado a aquela localidade e faço o preço compatível com aquilo.” Morita explicou que esses cálculos nem sempre vão aumentar o valor do seguro, que dependendo do caso, pode até baratear o valor. “O preço tem que acompanhar a experiência de risco da região, para cima, para baixo.”, mas observou que do ponto de vista global, existirá sim um aumento do valor dos seguros. “Globalmente, na medida em que mais eventos dessa natureza vão acontecendo, essa camada de proteção vem sendo ajustada.” 

Sabedoria e experiência de mercado

Com mais de 30 anos de experiência no setor, Morita trouxe ao debate uma visão ampla e técnica, destacando iniciativas da Allianz e os movimentos do mercado diante de um cenário em constante transformação. 

A mediação da edição foi feita por Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS. Participaram do bate-papo os jornalistas Ivanildo Sousa do SegNews, Sergio Carvalho do JNS, Sergio Victor do Seguro Nova Digital, Livia Alves do CQCS, Paulo Kato da Revista Cobertura e Nicholas Godoy da Revista Apólice.

A edição completa já está disponível no canal do CQCS no YouTube. Para quem atua no mercado de seguros ou se interessa pelos rumos do setor, o conteúdo é uma fonte valiosa de informação

Fonte: CQCS