Iniciativa estreia com o programa Corretor Influenciador, que une IA, presença digital e estratégia de conteúdo para potencializar negócios no mercado de seguros
Acreditando na educação como uma poderosa ferramenta de transformação, a Porto anuncia o lançamento da Porto AcademIA, sua nova plataforma de desenvolvimento digital voltada à capacitação dos mais de 45 mil corretores parceiros da companhia. A iniciativa marca o início de uma nova fase na estratégia educacional da Porto e tem como missão acelerar o letramento digital desses profissionais, desenvolver habilidades em inteligência artificial, fortalecer a construção de marca pessoal e prepará-los para atuar com protagonismo na Creator Economy — um cenário em que conteúdo, influência e reputação se tornaram ativos fundamentais para a geração de negócios.
Fruto da trajetória iniciada com o Porto Educ, plataforma com mais de 14 anos dedicada à formação de corretores, a Porto AcademIA vem atender às novas demandas de conhecimento, que vão além do nível técnico e, agora, exigem habilidades com foco em inovação, influência e presença digital.
“Mais do que uma plataforma de cursos, a Porto AcademIA nasce como um laboratório prático de transformação digital. Queremos promover uma cultura de aprendizagem contínua, que gere impacto real nos negócios e fortaleça o papel dos corretores como agentes de cuidado, dentro e fora do nosso ecossistema — inspirando novos futuros”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Para ampliar o alcance da iniciativa, a Porto escolheu a apresentadora Sabrina Sato como embaixadora da campanha. Com mais de 45 milhões de seguidores, Sabrina é referência em construção de marca pessoal e engajamento digital, atributos que representam com autenticidade os pilares da nova plataforma.
Protagonismo na era digital
A primeira entrega da Porto AcademIA será o programa Corretor Influenciador, desenvolvido em parceria com a Flint, plataforma de educação e estratégia que capacita profissionais de diferentes áreas a transformarem conhecimento e autoridade em influência, reputação e negócios. A formação será estruturada em uma trilha com três pilares: letramento digital e uso de IA generativa; construção de marca pessoal e autoridade no digital; estratégias de criação de conteúdo e influência aplicada a negócios. A proposta é preparar os corretores para atuarem com protagonismo no ambiente digital, consolidando sua autoridade no setor e gerando leads qualificados.
A iniciativa responde a uma demanda crescente do setor. Segundo levantamento da Flint Galaxies, 76% dos corretores acreditam que a presença digital contribui diretamente para a geração de novos negócios, embora 40% ainda não saibam como construir sua marca pessoal. O comportamento do consumidor reforça essa tendência: de acordo com a YouPix, 7 em cada 10 brasileiros se sentem mais confiantes ao adquirir produtos ou serviços recomendados por criadores de conteúdo.
“O território da educação é um dos nossos focos estratégicos para os próximos anos, e a
Porto AcademIA é o primeiro passo de uma jornada maior. Queremos construir um ecossistema robusto de aprendizagem, que impulsione carreiras e fortaleça a atuação de quem cuida do amanhã, gerando novos negócios e visibilidade em um mercado cada vez mais conectado e dinâmico”, destaca Luiz Arruda, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto.
Estrutura inédita e expectativa de impacto
Como diferencial, a Porto implantou, em sua sede, os Estúdios Porto, que têm o propósito de engajar colaboradores, clientes e corretores na criação de conteúdo, oferecer estrutura completa e promover um ambiente prático de aprendizado e criação.
As inscrições para o programa serão feitas por meio de listas de espera, e a expectativa é
formar 2 mil corretores criadores de conteúdo já no primeiro ano, fortalecendo a presença digital da rede, ampliando a visibilidade da marca e qualificando a experiência dos clientes em um setor cada vez mais conectado.
“Com a Porto AcademIA, queremos fortalecer o protagonismo dos corretores e apoiá-los no desenvolvimento de novas habilidades para o ambiente digital. Sabemos que esses profissionais já desempenham um papel de confiança e proximidade com os clientes, orientam, escutam e geram conexão todos os dias. Nosso objetivo é somar essa escuta ativa e capacidade de convencimento a uma presença mais estratégica nos canais digitais, ampliando sua influência e visibilidade.”, afirma Emerson Valentim, diretor executivo Comercial do Grupo Porto.
Fonte: Porto