A MAPFRE Brasil promoveu, nesta terça-feira (13), o I Seminário MAPFRE de Segurança nas Operações Aéreas, na sede da companhia, em São Paulo (SP), com transmissão on-line. O evento reuniu especialistas, executivos de empresas do setor e representantes de entidades que discutiram os principais riscos e as soluções voltadas à segurança na aviação brasileira, destacando o papel estratégico do mercado securitário brasileiro.
Oscar Celada, CEO adjunto de negócios da MAPFRE, destacou que foi uma grande satisfação receber todos no evento. “É com muito orgulho que a MAPFRE promove o seminário para discutir a segurança das operações aéreas do país”, pontuou. O executivo também ressaltou que, devido a dimensão geográfica, no Brasil, usa-se muito transporte aéreo, fazendo com que seminários como este sejam fundamentais.
A abertura oficial do encontro contou com a participação do Major Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, comandante do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O dirigente fez questão de explicar o que o órgão faz e como acontece as investigações diante de um acidente aéreo. “O Brasil assume um modelo dual, que são duas investigações: a criminal ou judicial, que busca a responsabilização, culpabilização, e a investigação que o CENIPA assume: sem fins punitivos, visando entregar segurança no transporte para a sociedade”, afirma.
Um acidente aéreo é muito caro e não só por conta de vidas que podem ser ceifadas. De acordo com o especialista, o transporte aéreo também é importante para a sociedade por conta do transporte de carga. Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Moreno afirma: “Por ano, são 120 milhões de passageiros transportados e mais de um milhão e meio de carga de valor agregado”.
Para agregar ainda mais o assunto, a MAPFRE separou o seminário em quatro painéis, todos mediados por Carlos Eduardo Polizio, superintendente de seguro aeronáutico da seguradora. “O contexto do nosso evento é para a gente mergulhar em como o mercado de seguros e demais pessoas envolvidas podem contribuir para a prevenção de acidentes”, conta.
Painéis e participações I Seminário MAPFRE de Segurança nas Operações Aéreas
O primeiro painel do seminário contou com a participação de Cel. Luiz Bohrer, da Air Safety; Domingos Afonso, da Helimarte; Eng. Diniz, da G&R; e Raul Marinho (ABAG), que se aprofundaram sobre fatores e operacionais dos acidentes aéreos.
Levando em consideração a grande importância do setor agro no país, um dos painéis no I Seminário MAPFRE de Segurança nas Operações Aéreas foi a aviação agrícola, que tem registrado aumento acelerado e crescimento no número de ocorrências de acidentes aéreos. Para isso, contou com Luiz Fabiano, da Aeroglobo/Flight Safety; Thiago Magalhães, da SINDAG; e Fernando Celestrino, do McLarens.
A aviação comercial e a capacidade de resposta a emergências, diante de eventos que vão de incidentes técnicos a crises reputacionais foram os assuntos abordados no terceiro painel do evento. Neste bate-papo, contou-se com a participação de Maurício Pontes, C5i e o advogado Dr. Julio Costa, HFW.
Para encerrar o evento, o quarto painel foi sobre a visão do mercado segurador e ressegurador sobre a prevenção de perdas, contando com Gabriella Bonilha (Vokan); Daniel Fraga (Dancor); Alexandre Marroquim (Alper) e Felipe Aragão (Latin Re).
Assista todo o seminário.
Fonte: CQCS