O crescimento nos segmentos de seguro para automóveis e seguro rural tem garantido a expansão da Allianz Seguros no mercado brasileiro. Em 2024, a companhia registrou o maior resultado de sua história no país, com um aumento de 141% no lucro líquido, alcançando R$ 290,5 milhões, ante R$ 120,6 milhões. As informações são do site Valor Econômico. 

O presidente da Allianz Seguros, Eduard Folch, destacou. “Nosso objetivo é crescer mais que o mercado e estamos conseguindo. O plano é duplicar a companhia em 2027, considerando nosso tamanho em 2023, e os números mostram que estamos caminhando para isso”. 

As emissões de prêmios aumentaram 10,3% no último ano, para R$ 9,7 bilhões. Nos dois primeiros meses de 2025, a Allianz manteve o ritmo, com os prêmios crescendo 29%, para R$ 1,79 bilhão. No mesmo período, o mercado avançou quase 9%, sem considerar o setor de saúde suplementar.

No início de 2025, parte do crescimento foi influenciado pela alta nas vendas de Seguro Rural.  No primeiro bimestre, a Allianz alcançou a segunda colocação no ranking do segmento, segundo o diretor financeiro, Andreas Kerl. As emissões chegaram a R$ 173 milhões no período – um avanço de 81% em relação ao mesmo intervalo de 2024. No acumulado de 2024 o seguro rural somou R$ 362 milhões em prêmios, alta de 21% na comparação anual. “Temos visto um avanço consistente na conscientização de produtores em relação à importância da proteção de suas lavouras, equipamentos e propriedades. Esse movimento é impulsionado, em grande parte, pelo aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos, que afetam não apenas o Brasil, mas o mundo todo”, diz Kerl.

Na última divulgação dos resultados da controladora alemã, a operação brasileira foi destaque. Em apresentação a analistas sobre os resultados financeiros de 2024, a administração da Allianz citou a lucratividade na América Latina, que “melhorou significativamente” no segmento “property and casualty” (que inclui produtos como residencial e empresarial), influenciada pelo avanço no Brasil. 

Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, ressaltou que o desempenho no país tem melhorado graças ao aumento do número de clientes e à estratégia de diversificação iniciada há alguns anos. A companhia, segundo ele, também fez mudanças em processos para tornar mais ágil o atendimento em caso de sinistro e adaptou produtos já existentes no portfólio às necessidades apontadas pelos segurados. As melhorias foram conduzidas por grupos de trabalho que mapearam oportunidades de evolução, diz.

Ainda segundo o Valor Econômico, cerca de 73% de todos os prêmios emitidos pela Allianz em 2024 no Brasil vieram do segmento de automóveis. A companhia é hoje a quarta maior seguradora de automóveis do país. Em 2020, comprou a carteira de auto e seguros elementares da SulAmérica, ampliando a base de clientes. Em auto, os prêmios emitidos somaram R$ 7 bilhões em 2024, 7% acima do registrado um ano antes. 

A Allianz Seguros cresceu 22% em seguros de automóveis, mais do que o triplo do mercado, que avançou 7,1%. O faturamento da companhia com o produto chegou a R$ 1,1 bilhão.

Fonte:CQCS