Os seguros prestamista e educacional, que cobrem, em linhas gerais, a inadimplência causada por imprevistos, foram as carteiras com os maiores percentuais de crescimento de indenizações no ramo de pessoas, no primeiro bimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2024.

Segundo dados oficiais da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — FenaPrevi houve, nesse período, um aumento de 59% no volume de sinistros pagos no seguro prestamista, por não pagamento de empréstimos, financiamentos ou consórcios.

Já no seguro educacional, cobre as despesas de educação (mensalidades escolares, matrículas, entre outras) em situações de risco para o responsável financeiro do aluno, houve um avanço de 59,4% entre os dois períodos comparados.

De acordo com a FenaPrevi, os segurados receberam R$ 2,8 bilhões em pagamentos de benefícios (sinistros) no ramo de pessoas nos dois primeiros meses do ano, registrando crescimento de 13,8% em relação ao montante pago no 1o bimestre de 2024.

Do total registrado, 52% dos pagamentos foram em seguro de Vida (individual e coletivo), outros 23% no prestamista e 10% em acidentes pessoais.

RECEITA. O mercado arrecadou R$ 12,3 bilhões em prêmios de seguros de pessoas nos primeiros dois meses do ano, um crescimento de 9,5% na comparação com o primeiro bimestre de 2024.

Os prêmios do ramo Doenças Graves aumentaram 22,2%, enquanto o Vida Individual cresceu 14,7%, na mesma base de comparação.

Em relação ao total, ao distribuir os prêmios de seguro de pessoas pelo volume obteve-se que 47% dos prêmios foram em seguro de Vida (modalidades individual e coletivo), seguido por 27% no Prestamista e 13% no de Acidentes Pessoais.

Fonte: CQCS