Com 40 vagas, o programa tem inscrições abertas até 25 de maio
A Porto abriu inscrições para a 18ª edição do seu tradicional Programa de Formação da TI, iniciativa que, há 18 anos, capacita novos talentos para o mercado de tecnologia. O programa oferece 40 vagas para capacitação, com possibilidade de contratação ao final do processo. Neste ano, a trilha de aprendizado será focada em Full Stack e Analytics, em parceria com a SoulCode Academy, edtech brasileira com foco na democratização do ensino digital.
Criado em 2007, o projeto promove o desenvolvimento técnico e comportamental, preparando estudantes de tecnologia e profissionais em início ou transição de carreira com um modelo personalizado de capacitação. Desde o lançamento, mais de 400 profissionais participaram da iniciativa e cerca de 30% alcançaram posições de senioridade ou liderança na Porto.
“Buscamos pessoas apaixonadas por tecnologia, com vontade de aprender, se desenvolver e crescer junto com a Porto. Seguimos empenhados em nos conectar com novos talentos de diferentes gerações e em formar técnicos e especialistas qualificados para um mercado que está em constante evolução”, comenta Marcos Sirelli, CIO da Porto.
Requisitos e trilha de desenvolvimento
O processo seletivo conta com cinco etapas: inscrição, teste de lógica, teste técnico, envio de vídeo, dinâmica em grupo e entrevista. Podem participar candidatos a partir de 18 anos, residentes em São Paulo (capital) ou na Grande São Paulo, com formação superior completa ou em andamento em cursos da área de tecnologia.
A jornada de aprendizado começa com um Bootcamp online, realizado entre 2 e 30 de junho, em parceria com a SoulCode Academy. Ao final dessa etapa, até 20 participantes serão contratados para seguir na Capacitação Porto, com treinamento presencial de dois meses na sede da empresa. Concluída essa fase, os profissionais serão integrados às equipes de tecnologia da companhia conforme seus perfis e áreas de atuação.
“Nessa parceria com a Porto não estamos apenas preparando novos talentos para o mercado, mas abrindo caminhos onde ainda existem muitas barreiras, gerando impacto real e transformando vidas por meio da educação e da inclusão digital. Estamos rompendo ciclos de exclusão e possibilitando oportunidades de empregabilidade na tecnologia”, afirma Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode Academy.
O programa também contempla vagas afirmativas para pessoas com deficiência e oferece um ambiente de aprendizado acessível, com intérprete de Libras, legendas nas aulas e uso do leitor de tela NVDA. Além de uma equipe capacitada para compreender os desafios individuais e oferecer suporte contínuo.
As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio e devem ser feitas por meio do site: Link
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Prestes a completar 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 18 milhões de clientes únicos, 13,5 mil funcionários, 13 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
SOBRE A SOULCODE ACADEMY
A SoulCode Academy é uma edtech brasileira que tem como propósito democratizar a educação digital no Brasil, com a missão de gerar inclusão digital, impacto social, diversidade e renda. Sua metodologia é reconhecida por um modelo de aprendizado ágil e suportado por Inteligência Artificial (IA), integrando habilidades técnicas e interpessoais e ensino de inglês para tecnologia.
O projeto foi idealizado por profissionais renomados do setor de tecnologia, após anos de estudos e visitas às escolas de programação mais conceituadas da Europa e Estados Unidos. Tendo como sócios-fundadores Carmela Borst, Fabricio Cardoso e Silvio Genesini, a edtech representa a visão de sua equipe e o renomado Conselho Consultivo, que entendem que, através da formação em programação e ponte para empregabilidade, podem apoiar o início e a ressignificação da carreira de milhares de pessoas.
A SoulCode Academy possui mais de 130 mil alunos em sua plataforma de educação inclusiva e já transformou a vida de mais de 4.500 pessoas por meio de bootcamps com bolsas gratuitas de educação digital, além de possibilitar que mais de 300 jovens de favelas tenham acesso à educação digital.
Fonte: SEGS