Inovação, em seguros, pode ser mais simples do que imagina!

Quando ouvimos falar em inovação no mercado de seguros logo imaginamos algum processo digital, revolucionário, softwares sofisticados, porém inovar pode ser mais simples do que imaginamos.

Inovar na verdade é fazer algo de forma diferente, em busca de melhores resultados, um melhor aproveitamento das oportunidades.

No dicionário inovar é definido como “introduzir novidade em; fazer algo como não era feito antes.”

O simples fato de passar a conhecer melhor o nosso cliente, nosso segurado (se assim pudermos chamar alguém que possua um seguro de algum bem conosco), já é um grande processo de inovação na nossa empresa, principalmente nas corretoras de seguros.

Geralmente o cliente, chamado de segurado, possui um único produto com nossa corretora, em grande parte o seguro do seu veículo e em todo o processo, seja para um seguro novo ou para um processo de renovação, desperdiçamos a oportunidade de “inovarmos”, fazendo o que sempre foi feito, “sempre foi assim”, de uma maneira diferente, mais eficiente e que nos proporcione oportunidades.

Em quase todas as corretoras de seguros do mercado o questionário do perfil do segurado, perfil do condutor, é rigorosamente o mesmo.

Perguntamos o nome, profissão, estado civil, se possui filhos menores e se eles dirigem o veículo, e dados complementares sobre a utilização do veículo.

Veja como muda a percepção de oportunidades quando inserimos algumas perguntas adicionais para conhecermos melhor nossos clientes:

Nome?

– Rogério Araújo.

Profissão?

– Empresário.

*Empresário, de qual ramo?

– Atacadista.

*Qual a razão social da sua empresa?

– XPTO Atacado

*É uma empresa familiar ou o senhor possui sócios?

– Familiar.

O senhor tem filhos menores?

– Sim.

* Quantos filhos?

– Dois.

* Dois, parabéns! Qual o nome e idade deles?

– Ana, de 7 anos e João de 11 anos.

* Correto! A Ana e o João estudam em escola particular ou pública Sr. Rogério?

– Particular.

* Ótimo! Parabéns por investir na educação da Ana e do João!

* Essa perguntas serão importantes para precipitar melhor o seu seguro do automóvel.

(*perguntas e observações novas a serem inseridas)

Vejam que com perguntas simples, objetivas, identificamos algumas oportunidades e também necessidades do cliente.

Oportunidades:

– Empresário do ramos atacadista.
– Empresa familiar, necessita de planejamento sucessório.
– Seguro da empresa.
– Seguro dos funcionários.
– Seguro Saúde.
– Seguro Frota da empresa.

Necessidades:

– Proteção da educação dos filhos, Ana e João, pois é um item importante para ele, já que investe em uma educação particular.

– Seguro de vida, previdência privada.

Enfim, inovar é mais simples do que se imagina, inovar é, em muitas vezes, olharmos com maior cuidado para o nosso negócio e enxergarmos as oportunidades que já existem, estão ali, só estão ocultas.

Inove fazendo o básico, mas fazendo o básico de maneira diferente, inteligente e com melhores resultados.

E espero todos vocês no CQCS Insurtech e Innovation 2023, o maior evento de inovação e tecnologia do mercado de seguros da América Latina, para que com atitudes simples, como a acima, e com todos os ensinamentos e insigths que esse magnífico evento irá nos proporcionar, possamos fazer do nosso mercado um mercado ainda melhor!

Fonte: CQCS