MBA da ENS aposta em visão estratégica, internacionalização e inovação no mercado de seguros

A formação de profissionais cada vez mais preparados para um setor em plena expansão no Brasil tem guiado as iniciativas da Escola de Negócios e Seguros (ENS). Um exemplo é o MBA em Gestão de Seguros, apresentado pelo professor Edval Tavares durante a 3ª edição da Insurance Mega Trends, realizada em 29 de janeiro, dentro do ciclo de debates sobre Gestão em Seguros e Aspectos Jurídicos.

Com uma proposta “generalista”, o curso reúne 11 disciplinas que abrangem os mais variados ramos de seguros e é ministrado por professores que atuam diretamente no mercado. São formadas duas turmas por ano, em um programa com duração total de 14 meses, pensado para profissionais que buscam aprofundamento técnico, atualização constante e desenvolvimento em gestão.

Segundo Tavares, o MBA atrai tanto quem deseja crescer na carreira quanto quem já ocupa posições estratégicas e precisa ampliar sua visão do setor. O mercado de seguros, que tem previsão de crescimento expressivo no país, demanda profissionais cada vez mais qualificados, com capacidade analítica, visão sistêmica e entendimento do ecossistema como um todo.

A grade contempla disciplinas de auto instrução, temas ligados à transformação digital e à importância das inteligências artificiais no mercado de seguros, além de forte estímulo ao networking entre os alunos. O programa também se destaca pela parceria internacional com a SIMO (Instituto Canadense de Ontário), que inclui três disciplinas ministradas por professores brasileiros, em português, facilitando o acesso ao conteúdo global.

Outro diferencial é o MBA Experiência, que promove palestras com especialistas convidados para discutir temas atuais e desafios reais do setor. A ENS também reforça a visão de que o ecossistema de seguros vai além das seguradoras e resseguradoras, envolvendo universidades e empresas de tecnologia que geram valor e inovação para o mercado.

Como parte da proposta de internacionalização, o curso prevê uma imersão no Canadá, em setembro, com foco na ampliação da visão estratégica e tecnológica dos participantes. A iniciativa busca preparar profissionais de mercado com uma leitura mais ampla e contemporânea do setor.

Para o professor Edval Tavares, a diversidade de perfis e experiências dentro do MBA é um fator central para a inovação: “a diversidade é importante porque ela é a mola da inovação e com essa visão diversa temos novas ideias e novos produtos e podemos, principalmente, atacar os desafios que o dia a dia de seguros nos oferece”.

A 3ª edição da Insurance Mega Trends reforçou o papel da ENS como promotora de debates qualificados e atualizados, conectando educação, mercado e tendências que estão moldando o futuro do setor de seguros no Brasil.

Fonte: CQCS