Nova ferramenta reforça papel técnico do corretor de seguros

Cada vez mais, as mudanças climáticas se tornam parte da rotina de brasileiros. As preferências de consumo, por exemplo, são pautadas no clima e nos impactos causados pelos fenômenos e pela sua frequência. Atualmente, a contratação de seguros, tão importante para a proteção da vida e de bens, é facilitada com uma solução da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) chamada Riscos Climáticos.

Trata-se de uma solução com alcance nacional que acessa bases de dados históricos e utiliza balanço hidrodinâmico para oferecer, por meio de cálculos probabilísticos, um score de risco de inundação por região. Essa ferramenta foi apresentada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, realizada em novembro, em Belém. 

De acordo com Cláudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, a ferramenta auxilia seguradoras e segurados ao permitir que qualquer pessoa insira seu endereço e conheça o risco de inundação da própria residência, o que é fundamental para ampliar a consciência sobre exposição a eventos climáticos, apoiar decisões de prevenção e contribuir para uma avaliação de risco mais precisa no mercado de seguros.

“Se você vai querer botar na sua apólice ‘inundação’, você pode chegar para o seu segurador e falar: olha, meu risco aqui é baixo, quero cobrir  inundação. Você consegue começar a ter um mutualismo do seguro e distribuir melhor e dar ferramentas para o setor segurador também saber os riscos climáticos e precificar isso melhor. 

Para os corretores, essa ferramenta amplia a capacidade de orientar o cliente de forma mais técnica e transparente, ao apoiar a recomendação de coberturas adequadas ao perfil de risco de cada localidade, fortalecer o argumento consultivo na venda do seguro e contribuir para uma relação mais qualificada entre segurado e seguradora.

Vale lembrar que a solução deve ser expandida nos próximos anos. A expectativa é integrar a ferramenta às opções de onda de calor e seca até 2027. “A gente pretende ter muitos riscos climáticos nessa ferramenta”, destacou a diretora de Sustentabilidade da CNseg.

Boletim Notícias do Seguro

A ferramenta Riscos Climáticos é um dos temas apresentados pela CNseg no Boletim Notícias do Seguro. O programa também examina por que a reestruturação do Seguro Rural passou a ocupar lugar central na agenda do setor em 2026.

Confira: Boletim Notícias do Seguro: ferramenta da CNseg identifica áreas com risco de inundação no Brasil

Fonte:  CQCS