Monitoramento inteligente: como a Sompo reduz perdas e protege operações críticas no transporte de cargas

Em episódio do SompoCast, Adailton Dias, diretor executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguros da Sompo, detalhou uma das principais estratégias da companhia para reduzir sinistros e ampliar a eficiência na proteção de cargas de alto risco: a criação de uma central própria de monitoramento.

Segundo o executivo, a Sompo foi pioneira no mercado segurador ao ir além do modelo tradicional de seguro e estruturar uma central dedicada ao acompanhamento de riscos específicos. “A Sompo foi a pioneira e única até hoje no mercado segurador que vai além do seguro. Criou uma central de monitoramento”, afirmou.

Atualmente, cerca de 15% de todo o portfólio da seguradora está inserido nesse modelo, concentrando operações consideradas mais sensíveis. “Com a nossa Central de Monitoramento própria, conseguimos gerenciar riscos de forma estratégica. Aproximadamente 15% de todo o nosso negócio passa por essa estrutura, onde concentramos mercadorias de altíssimo risco, garantindo controle e segurança reforçada”, explicou. Entre os exemplos citados está a movimentação de cargas da cadeia produtiva do setor Automotivo, que inclui desde o transporte de todos os componentes e peças automotivas até mesmo o transporte de veículos das montadoras para as concessionárias. Um dos segmentos sensíveis desse mercado é o de peças automotivas, que sofre forte impacto de mercados paralelos e ações criminosas.

De acordo com Adailton, a decisão de concentrar esses produtos na central está diretamente ligada à mitigação de perdas. “Sem dúvida. Por isso, infelizmente. E, por isso, nós temos todo um cuidado desse tipo de produto estar dentro da nossa central”, destacou. Vale considerar que, além de ser líder de mercado no segmento de Seguro de Transporte desde 2017, a Sompo também detém a liderança no atendimento de operações logísticas do setor Automotivo.

Os resultados, segundo o executivo, são expressivos. “Essa decisão está diretamente ligada à mitigação de perdas. Produtos que estão no escopo da nossa central apresentam um índice de perda 50% menor em comparação aos que estão fora. Esse é um ganho expressivo, que reduz não apenas o impacto financeiro para a Sompo, mas também prejuízos operacionais para clientes , por consequência, para toda a cadeia logística”.

No episódio do SompoCast, Adailton também explicou como funciona, na prática, o monitoramento. “Nós acompanhamos o transporte de carga da sua origem no ponto A até a entrega no ponto B, tomando as medidas preventivas para que a mercadoria chegue ao destino sem avarias ou perdas. Imagine comprar uma peça, como um farol, por exemplo; e ela chegar danificada ou quebrada. Esse tipo de problema com componentes ocasiona ineficiência, atrasos e aumento de custo para o setor Automotivo”, concluiu. “Por isso, que nossa equipe de Gerenciamento de Riscos, que conta com especialistas nos ramos de atividade dos nossos clientes, atua para mitigar não só os riscos de roubo, mas todo tipo de risco relacionado à operação de Transporte”. Para assistir à íntegra do episódio do SompoCast e conhecer mais sobre gestão de riscos no transporte de carga para o segmento Automotivo, acesse o link: https://bit.ly/SompoCastT3EP2

Carga Recuperada


A eficiência da Central de Monitoramento e da equipe de Gerenciamento de Riscos da Sompo não se limita ao setor automotivo. Um exemplo recente reforça como a estratégia é decisiva para proteger cargas de alto valor. Em uma determinada operação logística, o transportador iniciou viagem em São Gonçalo do Abaeté (MG) com destino a Marituba (PA), percorrendo cerca de 2.300 km. A carga? Maquinário agrícola, um dos ativos mais valiosos e críticos para o agronegócio.

Durante o trajeto, a Central de Monitoramento detectou alertas conjugados de perda, desengate e violação de painel. Imediatamente, a equipe de pronta resposta foi acionada. Com a ação rápida, a quadrilha especializada havia conseguido levar o maquinário para outro local. Mas, graças à cooperação entre Sompo, Corretor e Segurado; os protecionais instalados, as buscas e uma operação coordenada, os equipamentos foram localizados em um galpão abandonado.

Esse episódio ilustra na prática como tecnologia, monitoramento e sinergia entre parceiros podem transformar um cenário de perda iminente em um caso de sucesso. Além de evitar prejuízos milionários, a ação reforça o compromisso da Sompo com a gestão de riscos inteligente, que protege não só o patrimônio dos clientes, mas também a eficiência da cadeia logística.

Fonte: CQCS