Karine Brandão destaca avanços do Canal Corretor da Mapfre e compartilha expectativas para 2026

Anunciada no final de 2024, Karine Brandão completou, em 2025, um ano à frente da diretoria executiva do Canal Corretor da Mapfre Brasil. Em conversa com o CQCS, ela compartilhou suas impressões sobre esse período e revelou as expectativas para 2026.

“Cheguei com a missão de fortalecer ainda mais a relação com os corretores e, para isso, precisava mergulhar de verdade nas particularidades de cada região”, detalha Karine Brandão, diretora executiva comercial do Canal Corretor da Mapfre. “Passei boa parte desses meses na estrada, conversando, ouvindo, observando e vivendo de perto o dia a dia das operações”, completa ela.

A executiva enfatiza que esse movimento foi essencial para realizar algumas mudanças, como a reestruturação de áreas, a simplificação de fluxos, e a ampliação do portal e das iniciativas de digitalização da companhia.

Quanto a isso, Karine destaca três exemplos concretos: a esteira integrada, o “Mapfre + Corretor” e o novo modelo de atendimento às assessorias. “Se tivesse que resumir, diria que foi um ano de ‘colocar a casa para o corretor mais rápido’, sem perder aquilo que é a essência da Mapfre com proximidade, respeito e parceria verdadeira com o corretor”, ressalta.

O fortalecimento da relação com os corretores também foi um pilar fundamental em 2025. Para a executiva, falar de parceria é comum, mas vivê-la todos os dias, com processos, canais e governança pensados para apoiar o corretor, é raro — e é isso que a Mapfre faz.

Além do corretor, a companhia também deu destaque às assessorias, com a criação da gerência nacional, a estruturação de especialistas regionais, o lançamento de um portal exclusivo, ajustes de regras e maior autonomia para as operações.

“O resultado veio rápido, com crescimento consistente via assessorias e muito mais previsibilidade para o parceiro”, esclarece ela. “A Mapfre é acessível. As lideranças estão próximas, as regionais estão abertas. Isso constrói confiança, e confiança não se finge”, acrescenta Karine.

Para 2026, a diretora executiva acredita que o Seguro de Vida é a principal oportunidade para todo o mercado, especialmente porque, cada vez mais, o consumidor entende a importância da proteção financeira para cada momento da vida, com benefícios palpáveis e personalização.

De acordo com Karine, a Mapfre vem estruturando um portfólio de Vida pensado para esse novo cliente, com produtos mais flexíveis, ofertas que acompanham ciclos de vida diferentes e benefícios que fazem sentido no dia a dia, não apenas no momento do sinistro. “Esse movimento nos coloca numa posição privilegiada para capturar o crescimento que está por vir, e ele será grande. A Mapfre tem tudo para se tornar a grande seguradora de Vida dentre as multiprodutos”, afirma.

A executiva também destaca que, para além do seguro auto, existe um potencial nos ramos especializados, onde há demanda reprimida por simplicidade operacional. “Produtos como aviação, transporte e agro sempre foram mercados relevantes para a Mapfre e, com plataformas como o Mapfre Air e o Mapfre Cargo, conseguimos democratizar o acesso desses produtos para o corretor. Isso muda o patamar do canal de distribuição e abre novas frentes de receita qualificada”, conclui.

Fonte: CQCS