Excelsior Seguros amplia coberturas, moderniza processos e destaca a importância do RCP em um cenário de crescente judicialização na saúde

A Excelsior Seguros deu um passo importante na atualização do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) para a área da saúde. A companhia unificou as condições gerais do produto, adequando ao Novo Marco Legal de Seguros, ampliou as coberturas e lançou uma experiência totalmente digital da cotação à emissão da apólice para facilitar o dia a dia de corretores e segurados.

Com maior complexidade, recursos tecnológicos e regras regulatórias mais rígidas na área da saúde, o RCP tem ganhado espaço como ferramenta essencial para resguardar patrimônio e carreira de médicos, dentistas, veterinários e demais profissionais da saúde.

Esse movimento se intensifica diante da escalada de judicialização. Só em 2024, o Judiciário registrou 663.864 novas ações ligadas ao direito à saúde, alta de 16,8% em relação ao ano anterior, segundo o CNJ. “Esses números mostram que médicos e profissionais de saúde precisam de uma proteção para a carreira que traga tranquilidade, assegure defesa técnica em eventuais questionamentos e resguarde seu patrimônio”, destaca o diretor comercial da Excelsior, João Carlos Inojosa.

O novo produto traz coberturas para chefe de equipe e preceptor, tratamentos off label, atendimento remoto, extensão para pessoa jurídica e ato do bom samaritano. Além disso o seguro passa a ter duas coberturas específicas. “O RCP agora tem cobertura básica e cobertura adicional para custos de defesa, sendo independentes os LMI´s escolhidos pelo segurado na contratação.”, explica a Head de RCP da Excelsior, Mayra Garret.

Na cobertura adicional para custos de defesa, caso o segurado opte pelo escritório de advocacia credenciado da Excelsior os gastos de defesa não serão debitados do LMI. “Esse diferencial da Excelsior será mantido no novo produto e essa despesa continuará sendo assumida pela Seguradora, nessas condições.” ressalta, Mayra.

As mudanças no produto aconteceram no momento propício em que a Seguradora já precisaria se adequar ao Novo Marco Legal. De acordo com a Head do produto, as novidades vão trazer mais competitividade e eficiência operacional. “Aproveitamos o momento de mudança para trazer inovação para o produto e ainda, atender algumas demandas dos corretores e segurados”.

Fonte: CQCS