HDI acelera no Salão do Automóvel para sustentar liderança no seguro auto

A companhia aposta no Drive Experience para se aproximar do público e reafirmar o seguro auto como pilar estratégico de sua operação

O seguro de automóveis é, há décadas, o motor do mercado segurador: tem alta demanda espontânea, grande volume de prêmios e impacto direto na experiência do consumidor com as seguradoras. Justamente por isso, é também um segmento onde a disciplina técnica faz toda a diferença — preços mal calibrados viram prejuízo na safra seguinte, e a guerra comercial pode custar caro. Em um cenário de concorrência cada vez mais acirrada, tecnologia embarcada que muda a dinâmica dos sinistros e consumidores mais exigentes, as companhias precisam se reinventar para seguir crescendo sem perder rentabilidade.

É neste contexto que o Grupo HDI chega ao Salão do Automóvel como patrocinador do Drive Experience — reforçando a importância do seguro auto em sua estratégia multimarcas com Yelum Seguros (ex-Liberty), e evidenciando que quer estar presente em toda a jornada da mobilidade. “O patrocínio simboliza a proteção que permite ao cliente avançar com tranquilidade”, destaca Carla Oliveira, diretora de Produto Auto do Grupo HDI, em entrevista ao Sonho Seguro.

Qual é o objetivo estratégico do Grupo HDI ao patrocinar o Salão do Automóvel e que mensagem a seguradora quer reforçar para o mercado automotivo?

O patrocínio ao Salão do Automóvel representa um movimento estratégico do Grupo HDI para reforçar sua presença no universo automotivo e consolidar nossa posição como parceiro relevante do setor. A escolha de patrocinar o Drive Experience – espaço onde o público pode testar potência, frenagem e dirigibilidade em ambiente controlado – reforça a mensagem de que queremos estar presentes nos marcos importantes da vida das pessoas, oferecendo segurança e confiança para avançar. Assim como quem faz um test drive está prestes a dar um novo passo na conquista de seu veículo, o Grupo HDI busca simbolizar a proteção que permite ao cliente avançar com tranquilidade. Mais do que isso, a presença no Salão também reforça ao mercado que a companhia acompanha constantemente as transformações tecnológicas e comportamentais do setor automotivo, investindo em soluções inovadoras e alinhadas às novas demandas.

O seguro auto continua sendo o principal produto do portfólio da companhia. Como a participação no Salão reforça a relevância desse segmento para o grupo após a aquisição da Liberty Seguros?

O Salão do Automóvel é o maior palco para diálogo com consumidores, montadoras, concessionárias e parceiros do ecossistema automotivo – justamente o segmento mais representativo do nosso portfólio. Por isso, estar no evento, especialmente neste momento em que a companhia apresenta após a aquisição, a marca Yelum, seguimos comprometidos em manter o seguro auto como pilar estratégico. Além disso, nossa participação reforça que o Grupo, agora com uma carteira ampliada e uma estratégia multimarcas mais robusta, está preparado para entregar soluções sob medida, fortalecer a experiência do cliente e atender com ainda mais precisão às necessidades dos motoristas.

Após a integração com a Liberty, a HDI ampliou significativamente sua carteira de automóveis. Quais movimentos têm sido feitos para manter — e expandir — essa liderança?

O Grupo HDI vem avançando em várias frentes estratégicas para manter e expandir nossa liderança no segmento de automóveis. Um dos pilares desse movimento é o fortalecimento da estratégia multimarcas, com HDI Seguros, Yelum e Aliro atuando de forma complementar para atender diferentes perfis de clientes, com propostas de valor bem definidas e produtos ajustados a cada necessidade. Além disso, seguimos investindo fortemente na expansão dos serviços próprios, como a integração da Fácil Assist – nossa empresa de assistência 24h – que trouxe ganhos imediatos em agilidade, capilaridade e qualidade de atendimento. Essa mudança elevou os índices de satisfação para os maiores patamares da nossa história nas três marcas (Yelum HDI e Aliro). Também promovemos uma evolução significativa no portfólio de Auto Individual, com ampliação de limites de cobertura – incluindo importâncias seguradas de até R$ 2 milhões na Yelum – somos pioneiros a oferecer a calibragem da tecnologia ADAS gratuitamente para todos os segurados independentemente do produto, até mesmo Frota e Caminhão –, aumento dos limites de cobertura para blindados, melhorias na experiência de sinistro – com liquidação de indenização integral em até 3 dias úteis para indenização integral. Novidades importantes também chegaram às assistências, como suporte a tecnologias avançadas, além de condições comerciais mais atrativas, como parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. No segmento de Frotas, reforçamos nossa competitividade com limites de casco ampliados para até R$ 1,2 milhão, cobertura de RCF que chega até R$ 2,5 milhões e processos de cotação mais ágeis, incluindo múltiplos endossos simultâneos. Esses movimentos combinados fortalecem nosso portfólio, ampliam o mercado potencial e sustentam a expansão da carteira.

A indústria automotiva vive uma revolução tecnológica com veículos cada vez mais conectados e assistências de direção avançadas. De que forma essas inovações impactam positivamente (e negativamente) o risco e o custo do seguro?

As inovações trazem impactos duplos. De um lado, tecnologias embarcadas, assistências avançadas de direção e sistemas de segurança aprimorados contribuem para reduzir acidentes e melhorar a condução, o que tende a diminuir a frequência de sinistros.  Do outro, esses mesmos avanços tornam o reparo mais complexo e custoso, já que sensores, câmeras e sistemas eletrônicos exigem mão de obra especializada e peças mais caras. Essa combinação exige das seguradoras modelos mais sofisticados de análise de risco e uma rede de serviços adaptada à nova realidade automotiva. No Grupo HDI, estamos preparados para esta realidade, ampliando nossa rede de oficinas e prestadores de acordo com cada inovação que surge no setor. 

Sistemas como frenagem autônoma, sensores e câmeras reduzem colisões de baixa severidade, que representam a maioria das indenizações. Como isso tem se refletido na frequência e severidade dos sinistros da HDI?

Esses veículos realmente apresentam uma dinâmica de sinistro diferente, porque os sistemas ADAS (como frenagem automática, controle de faixa, alerta de colisão) contribuem para reduzir a frequência de acidentes. Por outro lado, quando ocorrem acidentes envolvendo veículos equipados com essas tecnologias, a severidade pode ser maior, devido ao custo elevado de reparo de componentes eletrônicos e sensores. Isso significa que, mesmo com menos sinistros, o valor médio das indenizações pode aumentar. Para equilibrar esses efeitos, investimos em análise avançada de dados, modelos de precificação mais sofisticados e parcerias com oficinas especializadas, garantindo sustentabilidade técnica e preços justos para nossos clientes.

Em contrapartida, carros com mais tecnologia encarecem o custo de reparo. Como a HDI tem trabalhado sua modelagem atuarial e sua rede de oficinas para lidar com esse novo perfil de sinistros?

Carros com mais tecnologia elevam o custo de reparo, e isso exige uma abordagem inovadora. Para compreender essas particularidades, nós criamos clusters de veículos com base nas suas caraterísticas, justamente para entender essas diferenças e direcionar estratégias adequadas. Como Grupo, evoluímos constantemente nossa modelagem atuarial com inteligência artificial e análise preditiva, antecipando tendências e ajustando precificação para garantir equilíbrio técnico. Paralelamente, investimos na transformação da nossa rede de oficinas, com capacitação para lidar com sistemas avançados e integração digital para acelerar processos. Essa estratégia é dinâmica: seguimos incorporando novas tecnologias e dados para oferecer soluções cada vez mais eficientes, sustentáveis e alinhadas às mudanças do mercado automotivo.

O roubo e furto de veículos continua sendo um tema sensível no Brasil. Como tem evoluído a sinistralidade nesse segmento e quais investimentos têm sido feitos em prevenção e monitoramento?

O roubo e furto de veículos segue como um tema sensível no Brasil e a sinistralidade desse segmento tem apresentado dinâmica distinta por região, tipo de veículo e padrão de uso.  Observamos oscilações na frequência ao longo do tempo, com bolsões de maior incidência em áreas específicas e em modelos mais visados. Diante desse cenário, nossa estratégia combina inteligência de dados, prevenção ativa e resposta rápida para mitigar perdas e dar sustentação técnica ao portfólio. Como temos atuado: Modelagem atuarial e inteligência preditiva (isso se traduz em precificação mais precisa e em políticas de aceitação calibradas, preservando acessibilidade e equilíbrio técnico); Parcerias de rastreamento e integração com novas tecnologias (inclusive utilizando tecnologia de rastreamento nativa das montadoras); Operação e rede de atendimento orientadas a agilidade (nossas centrais de sinistros operam com roteiros específicos para casos de roubo e furto, priorizando comunicação imediata, orientação e suporte ao cliente). Essa abordagem garante sustentabilidade técnica, melhor experiência do cliente e resiliência do negócio frente à evolução do risco no Brasil. 

O Brasil tem uma frota envelhecida. Como incluir os carros mais antigos na estratégia de seguro, garantindo preços acessíveis e cobertura adequada sem comprometer a sustentabilidade técnica?

No Grupo HDI, nossa estratégia multimarcas é um diferencial para atender à diversidade da frota brasileira. Oferecemos produtos com diferentes níveis de cobertura, assistências e benefícios, permitindo adequar as ofertas para veículos mais antigos, mantendo acessibilidade, sem perder equilíbrio técnico. Além disso, investimos na personalização de produtos, no uso intensivo de dados para precificação e na otimização de processos por meio da tecnologia. Essa combinação garante soluções adequadas para diversos perfis de veículos e clientes, mantendo sustentabilidade e competitividade no mercado.

Cresce a tendência de o carro já sair da concessionária com seguro embutido. Como a HDI enxerga o papel das concessionárias como canal de distribuição e quais modelos de parceria estão sendo desenvolvidos?

Como um dos maiores grupos seguradores do país, acompanhamos a tendência crescente de integrar o seguro ao processo de compra do veículo. As concessionárias são canais estratégicos nesse movimento e por isso contamos com um Canal Concessionárias dedicado exclusivamente a esse nicho. Nossa estrutura inclui diversas soluções desenvolvidas para atender às necessidades dos parceiros e oferecer experiências completas aos clientes, com possibilidade de personalização conforme o modelo de operação. Essa abordagem garante agilidade, conveniência e produtos sob medida para quem adquire um automóvel.

A relação com montadoras é chave para melhorar dados, precificação e subscrição. Quais iniciativas a HDI tem conduzido com fabricantes para evoluir em telemetria, peças genuínas, oficinas certificadas e compartilhamento de informações?

A relação com as montadoras é fundamental para evoluir em dados, precificação e subscrição. Cada parceria cria oportunidades para desenvolver produtos, serviços e modelos de precificação mais assertivos, sempre com foco em oferecer soluções completas ao cliente. Por meio de iniciativas como integração via APIs, seguros conectados, F&I (Financiamento e Seguro) e oficinas referenciadas, temos como objetivo manter nossos segurados no ecossistema das montadoras buscando equilibrar conveniência e excelente custo-benefício. Além disso, avançamos continuamente em telemetria, uso de peças genuínas, oficinas certificadas e compartilhamento de informações, fortalecendo a experiência e a segurança do consumidor.

Fonte: Sonho Seguro