Com participação do setor considerada baixa no PIB do país (só 6%), Ivan Gontijo se diz ‘otimista com 2026’ e vê espaço para alta de 8% no ano que vem
Entender profundamente o comportamento das novas gerações é ‘um dos maiores desafios’ do mercado de seguros brasileiro atualmente, segundo o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo.
Entre as gerações que se destacam no momento estão os ‘millennials’ (quem nasceu entre o começo da década de 1980 até meados da década de 1990), que devem ditar o ritmo de consumo de seguros nos próximos anos. “É um desafio que todo mercado tem, conhecer as diversas gerações e as suas necessidades”, disse em encontro com jornalistas nesta quarta-feira (03) na nova sede do grupo em São Paulo.
Segundo ele, esse esforço vale tanto para a relação com os clientes quanto para a gestão do próprio quadro interno: “Eles têm anseios, objetivos e uma forma de enxergar a vida diferente das outras gerações”.
Em relação ao ambiente setorial, o executivo mantém uma visão otimista para o próximo ano. Ele pontou que para o grupo “faz muito sentido” a estimativa da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), que projeta crescimento de 8% para o mercado em 2026, patamar considerado “relevante” sobre a base atual.
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O executivo salientou que seguros, previdência e capitalização mostraram robustez durante a pandemia e seguem sustentados por fundamentos sólidos. “Isso nos dá confiança para afirmar que somos otimistas para 2026”, pontuou.
Mesmo com o avanço do setor, o Brasil segue com baixa penetração de seguros – cerca de 6% do PIB, enquanto países da OCDE operam entre 10% e 12%. Para o presidente do Grupo Bradesco Seguros, isso revela um enorme espaço de expansão nos próximos anos, tanto em vida e previdência quanto em P&C; (sigla para Property & Casualy, ramo que engloba seguros patrimoniais, como auto, residencial e empresarial, por exemplo, além de responsabilidade civil).
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Além de atrair novos consumidores, Gontijo ressaltou que “tão importante quanto trazer o novo cliente é reter quem já está na casa”, citando os 25 milhões de clientes do Grupo. Para alcançar essa meta, a estratégia passa por conhecer melhor hábitos e necessidades para oferecer soluções adequadas em diferentes momentos da vida, considerando a longevidade crescente da população brasileira – da odontologia à saúde, passando por vida e previdência.
A digitalização é outro pilar relevante para a companhia. O grupo continua apostando no uso de inteligência artificial, big data e análises preditivas de risco, cada área com aplicações específicas em benefícios, saúde, previdência e BI. Nos últimos três anos o grupo investiu cerca de R$ 1 bilhão por ano em tecnologia, desenvolvimento e ativação.
A inteligência artificial, segundo Gontijo, deve ajudar o setor a eliminar gargalos, agilizar processos e tornar o atendimento mais eficiente para clientes e colaboradores, avalia o executivo.
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Ele afirma que a IA também funciona como “provocação de negócio”, abrindo novas oportunidades, e destaca que as empresas já identificam riscos associados ao uso da tecnologia, o que cria espaço para o desenvolvimento de seguros específicos para riscos de IA, um tema que, segundo ele, o “mercado precisa começar a refletir”.
O executivo destacou ainda a discussão sobre a relevância crescente dos seguros na agenda climática, especialmente após a COP30, onde a “Casa do Seguro” instalada em Belém no período promoveu debates sobre impactos das mudanças climáticas em saúde, riscos e operações.
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Regionalmente, a estratégia da companhia inclui reforçar presença nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que vêm ganhando relevância no consumo de proteção financeira. Para impulsionar essa expansão, a empresa promete lançar novos produtos, como seguro para pet e para celular.
Gontijo ainda comentou que não há previsão de abertura de capital da companhia e que cada empresa que compõe o grupo está se adequando, conforme as especificidades do segmento, às exigências do novo Marco Legal do Seguro, que entra em vigor no próximo dia 11 de dezembro.
Fonte: InfoMoney – Online








