O sandbox regulatório da Superintendência de Seguros (Susep) deve passar por aprimoramento em breve. De acordo com Júlia Normande Lins, diretora da autarquia, a intenção é tornar o sandbox mais abrangente, alcançando não apenas seguradoras, mas também outros agentes que hoje compõem o ecossistema do setor de seguros. As informações são do Valor Econômico.
Com uma série de sugestões de melhorias chegando à caixa, a Susep tem buscado ouvir as empresas que participam ou participaram do processo, até mesmo aquelas que desistiram ou encerraram suas atividades. Ao Valor, Julia contou que o processo de aprimoramento também inclui a aproximação com parceiros, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e com outras entidades, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem programas de aceleração.
“Queremos que ele seja mais amplo, para ir além das seguradoras”, disse Júlia ao Valor. “Temos hoje uma gama de participantes do mercado, como cooperativas, representantes de seguros, spocs [sociedade processadora de ordem do cliente], que há cinco anos não existia”, acrescentou.
Desde sua implementação, o sandbox regulatório da Susep contabilizou três edições, sendo os dois primeiros com prazo determinado. Lançada no ano passado, a terceira ainda não tem prazo final e recebe proposta de maneira contínua, priorizando projetos voltados à transformação ecológica e à inovação tecnológica.
A evolução do programa demonstra que o modelo de testes regulatórios vem ganhando tração e atraindo perfis mais variados. O resultado é um balanço atualizado de 21 empresas autorizadas a operar no ambiente controlado, sendo que 11 delas já solicitaram e adquiriram a autorização definitiva para atuarem como seguradoras ou aguardam autorização definitiva. Outras cinco permanecem dentro do prazo de atuação no âmbito do sandbox e cinco desistiram de atuar como seguradoras.
“Queremos que seja mais amplo, para ir além das seguradoras. Temos hoje uma gama maior de participantes”, afirmou a diretora da Susep.
Fonte: CQCS








