O Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins (SindSeg BA/SE/TO) marcou presença na COP30, a 30ª Conferência das Partes (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém, representando oficialmente os três estados em um dos encontros globais mais relevantes sobre clima, sustentabilidade e transição energética. O presidente da entidade, Paulo César Martins, e a gerente executiva, Camila Gonçalves, participaram da abertura da Casa do Seguro, espaço oficial do setor dentro da conferência internacional.
Idealizada pela Confederação Nacional das Seguradoras- CNseg, a Casa do Seguro foi aberta ao público e se apresentou como um hub estratégico de debates, inovação e conexões entre lideranças do mercado segurador, autoridades e especialistas em sustentabilidade. A proposta foi posicionar o setor de seguros como protagonista nas discussões ambientais e climáticas, reconhecendo sua função essencial na proteção de comunidades, na garantia de investimentos e na viabilização de projetos de transição energética.
Com apoio de entidades e veículos de comunicação nacionais, a Casa do Seguro funcionou durante os 11 dias da COP30, servindo como ponto de encontro para discussões técnicas, painéis, entrevistas e articulações empresariais. O espaço reforça a importância do seguro como instrumento de mitigação de riscos, desenvolvimento econômico e adaptação das regiões brasileiras às mudanças climáticas.
Momento importante para a região
Em entrevista durante o evento, o presidente Paulo Cesar Martins destacou a relevância do momento para o Norte e Nordeste do país:
“Estamos aqui na COP30, na Casa do Seguro, um hub de inovação, conversas e debates do mercado segurador para impulsionar ainda mais a indústria de seguros e proteger os baianos, sergipanos, tocantinenses e toda a região do Brasil sobre essa matéria de seguros. A mudança da matriz energética é importantíssima. A transição energética nos fortalece. E o Nordeste, especialmente as regiões do Norte, passa por essa transformação, gerando oportunidades de emprego, de renda e, também, através do seguro, garantindo o funcionamento e a proteção de toda a comunidade local.”
A participação do SindSeg BA/SE/TO na COP30 reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável, a inovação do mercado segurador e o fortalecimento da proteção para milhões de brasileiros em um cenário de mudanças climáticas aceleradas.
Fonte: Somos Conectar








