A Allianz Seguros passa a oferecer cobertura contra alagamentos para seguros residenciais, benefício antes restrito às linhas de automóvel e condomínio. A iniciativa integra a estratégia da companhia de ampliar soluções que respondam ao avanço dos eventos climáticos extremos no país.
De acordo com estudo coordenado pelo Programa Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os desastres relacionados às chuvas triplicaram entre 2020 e 2023 em comparação com a década de 1990. As projeções do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) indicam ainda que, até o fim deste século, o volume de chuvas pode aumentar em média 30% nas regiões Sul e Sudeste.
Diante desse cenário, a seguradora, uma das maiores do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, passa a oferecer cobertura contra inundações e enchentes causadas por acúmulo de água nas ruas devido a falhas de drenagem, ou por transbordamento de rios e lagos após chuvas intensas. A proteção está disponível no pacote Personalizado.
“O contexto atual e as projeções para os próximos anos exigem que o setor de seguros ofereça respostas efetivas frente a essa nova realidade. Com essa cobertura, damos um passo importante para fortalecer a resiliência urbana, proporcionando segurança e tranquilidade aos clientes diante de eventos cada vez mais imprevisíveis”, afirma Fábio Morita, diretor executivo de Auto, Massificados e Vida da Allianz Seguros.
Para garantir aderência às particularidades regionais, a Allianz utiliza a mesma base tecnológica aplicada globalmente em análises de riscos climáticos. As diretrizes de subscrição e precificação da nova cobertura foram elaboradas a partir de modelos de Catástrofes Naturais (NatCat), que consideram geocodificação dos endereços, características construtivas e análises espaciais e topográficas. O método permite estimar com precisão o risco de cada imóvel, resultando em precificação tecnicamente fundamentada, variável conforme a região, histórico de sinistros e nível de risco climático.
A cobertura já está disponível em todo o território nacional e pode ser contratada como adicional em novas apólices residenciais.
Fonte: CQCS








