Allianz alcança resultados recordes e prevê um lucro operacional anual de, pelo menos, 17 bilhões de euros

3T 2025

  • Crescimento de dois dígitos no lucro operacional e no lucro líquido básico dos acionistas.
  • O volume total de negócios subiu 5,2%¹, com contribuições de todos os segmentos.
  • O lucro operacional aumentou 12,6%, para 4,4 bilhões de euros, com uma contribuição  particularmente expressiva do segmento de Ramos Elementares (P&C).
  • O lucro líquido básico dos acionistas avançou 12,7% e atingiu 2,9 bilhões de euros.

9M 2025

  • O crescimento continua forte e diversificado em todos os negócios e o lucro operacional foi recorde.
  • O volume total de negócios subiu 8,5%¹ e atingiu 141,2 bilhões de euros com contribuições de todos os segmentos.
  • O lucro operacional aumentou 10,4%, para 13,1 bilhões de euros, o maior lucro operacional em nove meses de todos os tempos, atingindo 82% da meta para o ano todo.
  • O lucro líquido básico dos acionistas avançou 10,5%, totalizando 8,4 bilhões de euros.
  • O lucro líquido básico dos acionistas aumentou 8,3% ajustado pela provisão tributária extraordinária relacionada à venda de participação da Allianz em joint ventures indianas e pelo ganho com a alienação da joint venture UniCredit.
  • O lucro básico por ação (EPS) cresceu 12,2% e atingiu 21,43 euros.
  • Ajustado pela provisão para impostos e pelo ganho com a alienação, o lucro por ação (EPS) principal aumentou 9,9%.
  • O retorno básico sobre patrimônio líquido (RoE) anualizado atingiu um excelente nível de 18,5%, ou 18,2% ajustado pela provisão para impostos e pelo ganho com a alienação.
  • O coeficiente de capitalização Solvency II permaneceu forte, a 209%² com uma excelente geração de capital.

Previsão e outros itens

  • Para ano inteiro de 2025,a Allianz espera alcançar um lucro operacional de, pelo menos, 17 bilhões de euros, o limite superior da previsão para o ano inteiro, de 16 bilhões de euros, com uma margem de erro de 1 bilhão de euros³. Muito provavelmente, o lucro operacional anual ficará entre 17 e 17,5 bilhões de euros³.
  • O programa de recompra de ações de até 2 bilhões de euros, anunciado em 27 de fevereiro de 2025, foi totalmente executado em setembro de 2025.

“A Allianz alcançou mais uma vez resultados recordes, um feito que só foi possível graças aos nossos níveis excepcionais de confiança na marca, à fidelidade dos clientes e à motivação dos colaboradores. Em conjunto com nossas estratégias de Crescimento Inteligente e Resiliência, continuaremos com nosso foco disciplinado em produtividade para gerar ainda mais valor para nossos clientes. Soluções de seguros acessíveis continuam sendo essenciais para a prosperidade econômica inclusiva, e a Allianz permanece dedicada a garantir um futuro no qual mais pessoas possam ter acesso à proteção e à tranquilidade que nossos produtos e serviços proporcionam”, diz Oliver Bäte, CEO do Grupo Allianz.

DESTAQUES FINANCEIROS. Grupo Allianz: desempenho sólido e lucro operacional recorde

“Entregamos resultados recordes no terceiro trimestre e nos nove meses, impulsionados por um crescimento diversificado e uma excelente rentabilidade. O nosso desempenho reflete o progresso constante em todos os nossos negócios, à medida que continuamos a executar com disciplina as prioridades que delineamos em nosso Dia do Mercado de Capitais, em dezembro de 2024. A Allianz continua a criar valor sustentável para clientes, colaboradores e acionistas. Com base em nosso sólido desempenho e na confiança em nossa capacidade de entregar resultados, agora esperamos alcançar um lucro operacional anual de, pelo menos, 17 bilhões de euros, muito provavelmente na faixa entre 17 e 17,5 bilhões de euros, afirma Claire-Marie Coste-Lepoutre, CFO do Grupo Allianz.

No 3T 2025, a Allianz apresentou um desempenho sólido, caracterizado por uma excelente rentabilidade operacional em seus três segmentos.

O volume total de negócios totalizou 42,8 bilhões de euros (3T 2024: 42,8 bilhões de euros). O crescimento interno, que exclui os efeitos da conversão cambial, bem como aquisições e alienações, foi de 5,2%, impulsionado pelo forte aumento nos Ramos Elementares e de Gestão de Ativos.

O lucro operacional aumentou 12,6% para 4,4 (3,9) bilhões de euros, atingindo 28% da previsão média para o ano inteiro. O crescimento de dois dígitos no lucro operacional de Ramos Elementares foi o principal fator, mas todos os segmentos contribuíram.

O lucro líquido básico dos acionistas avançou 12,7% e chegou a 2,9 (2,5) bilhões de euros, impulsionado por um lucro operacional maior.

Os resultados de 9M 2025 da Allianz foram excelentes, com lucro operacional recorde e forte crescimento em todos os segmentos de negócios.

O volume total de negócios expandiu para 141,2 bilhões de euros (9M 2024: 133,9 bilhões de euros). O crescimento interno de 8,5% foi impulsionado por um forte desempenho em todos os segmentos.

O lucro operacional foi excelente, atingindo 13,1 (11,8) bilhões de euros, um aumento de 10,4%. O segmento de Ramos Elementares foi o principal motor de crescimento, mas todos os segmentos de negócio contribuíram.

O lucro líquido básico dos acionistas subiu 10,5%, atingindo um nível robusto de 8,4 (7,6) bilhões de euros. Ajustado por uma provisão tributária extraordinária relacionada à venda iminente da participação da Allianz em joint ventures indianas no primeiro trimestre e ao ganho com a alienação da joint venture UniCredit no 2T, o lucro líquido básico dos acionistas aumentou 8,3%.

O lucro básico por ação (EPS)⁶ totalizou 21,43 (19,11) euros, um aumento de 12,2%. Ajustando-se à provisão extraordinária para impostos e ao ganho com a alienação mencionados acima, o lucro básico por ação aumentou 9,9%.

A Allianz apresentou um excelente retorno básico sobre o patrimônio líquido (RoE)⁶ de 18,5% em 9M 2025 (ano inteiro de 2024: 16,9%). Ajustado pelos efeitos da provisão fiscal extraordinária e pelo ganho com a alienação de ativos, o retorno básico sobre o patrimônio líquido (RoE) foi de 18,2%.

Esse desempenho foi alcançado enquanto a Allianz manteve uma forte capitalização com um coeficiente Solvency II de 209% (2T 2025: 209%), apoiado por uma excelente geração de capital operacional de 19 pontos percentuais.

Previsão

Após o sólido desempenho nos primeiros nove meses do ano, a Allianz espera alcançar um lucro operacional anual de, pelo menos, 17 bilhões de euros, o limite superior da previsão para o ano inteiro de 16 bilhões de euros, mais ou menos 1 bilhão de euros³. Muito provavelmente, o lucro operacional anual ficará entre 17 e 17,5 bilhões de euros³.

Outros itens

O programa de recompra de ações de até 2 bilhões de euros, anunciado em 27 de fevereiro de 2025, foi totalmente executado até 17 de setembro de 2025.

 

Seguro de Ramos Elementares: desempenho excelente e contínuo

Principais mensagens de Ramos Elementares 3T 2025

  • Excelente crescimento interno de 9,5%.
  • Lucro operacional recorde de 2,4 bilhões de euros, um aumento de 22%.
  • Excelente índice combinado, sustentado por um melhor índice de sinistralidade e um melhor índice de despesas.

No 3T 2025, o volume total de negócios atingiu 19,7 bilhões de euros (3T 2024: 18,6 bilhões de euros), apresentando um excelente crescimento interno de 9,5%. A Allianz conseguiu expandir os seus negócios com sucesso, mantendo a disciplina de subscrição.

O lucro operacional cresceu para um nível recorde de 2,4 (2,0) bilhões de euros, um aumento de 21,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2024. Isso se deveu principalmente ao excelente resultado do serviço de seguros.

O índice combinado melhorou para um nível excelente de 91,9% (93,5%). O índice de sinistralidade atingiu 68,3% (69,8%), uma melhora de 1,5 ponto percentual. Esse desempenho foi sustentado por melhorias subjacentes, que refletem ações de subscrição bem-sucedidas, bem como catástrofes naturais benignas. O resultado de run-off foi inferior ao do ano passado. O índice de despesas se desenvolveu favoravelmente em 0,1 ponto percentual, chegando a 23,6%.

O desempenho no terceiro trimestre foi forte em ambos os negócios de varejo⁸ e comercial⁹.

O negócio de varejo apresentou um crescimento interno de 8%, ao mesmo tempo que melhorou ainda mais o seu índice combinado para atingir um nível excelente de 91,3% (94,9%).

O negócio comercial alcançou um excelente crescimento interno de 11%, impulsionado pelo forte aumento do negócio de saúde de Allianz Partners. O índice combinado atingiu 92,0% (90,5%).

Principais mensagens de Ramos Elementares 9M 2025

  • Forte crescimento interno nos negócios de varejo e comercial.
  • Lucro operacional recorde, atingindo 86% do ponto médio da projeção para o ano completo.
  • Excelentes índices combinados nos negócios de varejo e comercial, respaldados por ações de subscrição.

No período de 9M 2025, o volume total de negócios aumentou para 66,9 bilhões de euros (9M 2024: 63,3 bilhões de euros). O crescimento interno foi de 8,3%, com crescimento semelhante em varejo e comercial.

O lucro operacional foi excelente, atingindo 6,9 (6,0) bilhões de euros e 86% do ponto médio da projeção para o ano completo. O crescimento do lucro operacional de 15,3% foi impulsionado quase inteiramente por um resultado melhor nos serviços de seguros.

O índice combinado atingiu um excelente nível de 91,6% (93,0%), com melhorias no índice de sinistralidade e no índice de despesas. O índice de sinistralidade atingiu 67,8% (68,8%). As melhorias subjacentes resultantes das ações de subscrição compensaram em excesso um índice de run-off conservador. O índice de despesas melhorou em 0,3 ponto percentual, para 23,9%, refletindo um foco contínuo na produtividade.

A rentabilidade tanto no varejo quanto no comercial foi forte. O índice combinado de varejo melhorou 2,6 pontos percentuais, para 91,6% (94,2%), enquanto no comercial o índice combinado atingiu um nível excelente de 91,3% (90,6%).

 

 

Seguro Vida/Saúde: totalmente no caminho certo para atingir as metas

Principais mensagens dos seguros de Vida/Saúde 3T 2025

  • A margem de novos negócios é atrativa, de 5,9%, bem acima da meta de 5%.
  • O lucro operacional foi robusto, atingindo 1,4 bilhão de euros, o que corresponde a 26% do ponto médio da projeção para o ano inteiro.  
  • O crescimento normalizado do CSM de 1,1% coloca a Allianz no caminho certo para uma previsão de ~5% para o ano completo.

No 3T 2025, PVNBP, o valor atual dos prêmios de novos negócios, atingiu 17,9 bilhões de euros (3T 2024: 19,5 bilhões de euros), uma redução de 8,1% em comparação com o ano anterior, ou 5,5% ajustada pelos efeitos da conversão cambial. Os novos negócios durante o trimestre foram impactados pela alienação da UniCredit Allianz Vita SpA no segundo trimestre de 2025. Além disso, o período do ano anterior beneficiou-se de uma promoção de vendas nos Estados Unidos, de fortes vendas em Taiwan e de um grande contrato corporativo na Alemanha. A procura subjacente continua a ser boa e a quota de novos prémios de negócios gerados nas nossas linhas preferenciais foi de 92% (94%).

A margem de novos negócios (NBM) de 5,9% (6,1%) atingiu o seu nível mais alto este ano e permaneceu bem acima da meta de 5%. O valor dos novos negócios (VNB) ficou em um bom nível, em 1,0 (1,2) bilhão de euros.

O lucro operacional cresceu 2,2% e atingiu um nível forte de 1,4 (1,4) bilhão de euros, representando 26% do ponto médio da projeção para o ano completo.

A Margem de Serviços Contratuais (CSM) foi de 55,5 bilhões de euros (2T 2025: 55,8 bilhões de euros). As alterações nas premissas impactaram o desenvolvimento de CSM durante o trimestre, enquanto o crescimento normalizado de CSM manteve-se em um sólido patamar de 1,1%.

Principais mensagens dos seguros de Vida/Saúde 9M 2025

  • O bom crescimento dos novos negócios se espalhou pela maioria das regiões.
  • O lucro operacional atingiu 77% da meta para o ano todo.
  • O crescimento normalizado do CSM de 3,8% coloca a Allianz no caminho certo para atingir a meta de crescimento de ~5% para o ano inteiro

No período de 9M 2025, PVNBP aumentou 4,8%, para 63,5 bilhões de euros (9M 2024: 60,6 bilhões de euros), ou 6,2% ajustado pelos efeitos da conversão cambial. O crescimento foi satisfatório em comparação com as altas vendas do ano anterior e se distribuiu pela maioria das regiões. A participação dos prêmios de novos negócios gerados em linhas preferenciais foi de 92% (93%).

A margem de novos negócios manteve-se forte em 5,7% (5,8%). O valor dos novos negócios subiu para 3,6 (3,5) bilhões de euros.

O lucro operacional de 4,2 (4,1) bilhões de euros aumentou 3,8%, atingindo 77% do ponto médio da projeção para o ano completo.

A Margem de Serviços Contratuais (CSM) manteve-se estável em 55,5 bilhões de euros, em comparação com 55,6 bilhões de euros¹² no final de 2024. O bom crescimento normalizado de 3,8%¹¹ foi compensado pelos efeitos da conversão cambial e por movimentos não econômicos. A companhia está no caminho certo para atingir a ambição de crescimento normalizado de CSM de ~5% para o ano.

 

Gestão de Ativos: ingressos líquidos de terceiros em níveis excepcionais

Principais mensagens Gestão de Ativos 3T 2025

As receitas provenientes de ativos sob gestão (AuM) crescem 7% (ajustadas por câmbio).

A forte melhora na relação custo-rendimento (CIR) reflete o foco contínuo na produtividade.

Ingressos líquidos de terceiros em níveis excepcionais, no valor de 51 bilhões de euros, o melhor terceiro trimestre já registrado.

No 3T 2025, as receitas operacionais aumentaram para 2,1 bilhões de euros (3T 2024: 2,0 bilhões de euros), um crescimento interno de 9,1%. Isso se deveu ao aumento das receitas provenientes de ativos sob gestão (AuM), que cresceram 6,9% após ajuste para os efeitos da conversão cambial, bem como a maiores taxas de desempenho.

O lucro operacional subiu para 828 (782) milhões de euros, um aumento de 5,9%. Ajustado pelos efeitos da conversão cambial, o lucro operacional subiu em 11%. A relação custo-rendimento (CIR) melhorou para um nível excelente de 60,3% (61,0%), refletindo um bom desenvolvimento das receitas e ações de gestão.

Os ativos de terceiros sob gestão totalizaram 1,928 trilhão de euros em 30 de setembro de 2025, um aumento de 5% em comparação com o 2T 2025 (3T 2024: 1,840; 2T 2025: 1,842). O excelente nível de ingressos líquidos de 51 bilhões de euros e os efeitos de mercado de 42 bilhões de euros foram os principais impulsionadores. A média de ativos de terceiros sob gestão aumentou 4% em comparação com o 3T 2024 e atingiu 1,888 trilhão de euros.

Principais mensagens de Gestão de Ativos 9M 2025

O lucro operacional aumentou 5%, atingindo 2,4 bilhões de euros.

A relação custo-rendimento melhorou para 60,9%, em linha com nossa meta anual de cerca de 61%.

Excelentes ingressos líquidos de terceiros, totalizando 94 bilhões de euros, o segundo maior nível já atingido no período de nove meses.

No período de 9M 2025, as receitas operacionais aumentaram para 6,2 bilhões de euros (9M 2024: 6,0 bilhões de euros), um crescimento interno de 6,1%. O crescimento foi impulsionado por maiores receitas provenientes de ativos sob gestão (AuM), que avançaram 7,5% após ajuste para efeitos de conversão cambial, sustentadas por um aumento na média dos AuM de terceiros.

O lucro operacional subiu para 2,4 (2,3) bilhões de euros, um aumento de 5,2%. Ajustado pelos efeitos da conversão cambial, o lucro operacional aumentou 7%. A relação custo-rendimento (CIR) melhorou para 60,9% (61,5%), em linha com nossa meta anual de cerca de 61%.

Os ativos de terceiros sob gestão totalizaram 1,928 trilhão de euros em 30 de setembro de 2025, em comparação com 1,920 trilhão de euros em 31 de dezembro de 2024. Os excelentes ingressos líquidos de 94 bilhões de euros e os efeitos positivos de mercado de 75 bilhões de euros foram quase totalmente compensados pelos efeitos da conversão cambial de 166 bilhões de euros. A média de ativos de terceiros sob gestão totalizou 1,892 trilhão de euros, 6% acima do registrado no período de 9M 2024.

NOTAS DE RODAPÉ

1 Crescimento interno; crescimento total de -0,1% no 3T 2025 e de 5,5% no período de 9M 2025.

2 Com base no acúmulo trimestral de dividendos; o acúmulo adicional para refletir os dividendos do exercício fiscal teria um impacto negativo de 3% no coeficiente de capitalização Solvency II em 30 de setembro de 2025. Isto se aplica a todas as informações relativas ao coeficiente de capitalização Solvency II presentes neste documento.

3 Como sempre, catástrofes naturais e desenvolvimentos adversos nos mercados de capitais, bem como os fatores mencionados em nossa nota de advertência sobre declarações prospectivas, podem afetar severamente o lucro operacional e/ou o lucro líquido de nossas operações e os resultados do Grupo Allianz.

4 A mudança se refere ao crescimento interno.

5 Variação em relação ao ano inteiro de 2024.

6 Cálculo de EPS básico e RoE básico com base no lucro líquido básico dos acionistas.

7 A mudança se refere ao crescimento interno.

8 Varejo, incluindo PME e Frotas. Isto se aplica a todas as informações relacionadas ao desempenho de varejo neste documento.

9 Comercial, incluindo grandes empresas, médias empresas, seguro de crédito, responsabilidade civil interna e de terceiros. Isso se aplica a todas as informações relacionadas ao desempenho comercial neste documento.

10 Crescimento normalizado do CSM em comparação com 30 de junho de 2025.

11 Crescimento normalizado de CSM em comparação com 31 de dezembro de 2024, percentual calculado incluindo as alterações de escopo no valor base no primeiro trimestre de 2025 e incluindo a UniCredit Allianz Vita SpA até a venda no segundo trimestre de 2025.

12 O valor inclui o CSM bruto de 0,8 bilhões de euros em 31 de dezembro de 2024 para a UniCredit Allianz Vita SpA, que foi classificada como mantida para venda no terceiro trimestre de 2024. Com vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, os negócios de APR na Alemanha e de Saúde na Áustria foram transferidos de Ramos Elementares (P&C) para o segmento de Vida/Saúde, resultando em uma variação de 1,2 bilhão de euros no saldo inicial bruto do CSM.

13 Crescimento interno.

Fonte: Allianz Brasil