Transformação digital no Mercado de Seguros começa pelo Corretor

Nesta terça-feira (11), teve inicio o primeiro dia do CQCS Inovação 2025. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de inovação em seguros da América Latina contou com a participação de diversas lideranças do setor que, presentes em diversas plenárias, discutiram as principais tendências para o mercado. Na sala Solange Zaquem, foi debatido o tema “Corretor + Digital”. Participaram do painel o CIO da Holding Bradesco Seguros, Alexandre Faller Coelho; Paulo Souto, Managing Partner da Convista; e Marcelo Vighi, CIO da MetLife Brasil.

No atual cenário de transformação digital do setor de seguros, especialistas destacam que, apesar do avanço tecnológico, o Corretor de Seguros continua sendo o pilar central na relação entre empresas e clientes. Paulo Souto, Managing Partner da Convista, ressalta a importância da presença humana nesse contexto. “No Mercado de Seguros, o ator principal é o corretor. Ele não é apenas um profissional, mas o pilar central na conexão entre tecnologia e clientes. A tecnologia não substitui aspectos essenciais, como a empatia nos relacionamentos humanos. Cada vez mais se fala sobre a importância da adaptabilidade, criatividade, tradução das emoções, confiança e colaboração. Os seres humanos confiam em outros seres humanos; é difícil estabelecer uma relação de confiança entre humanos e máquinas”, disse.

Marcelo Vighi, CIO da MetLife Brasil, complementa a visão, ressaltando o papel das ferramentas digitais como suporte ao trabalho dos corretores. “As ferramentas digitais atuam como facilitadoras do processo em conjunto com os consultores de seguros, exercendo papel crucial para auxiliar na oferta da proteção certa para os clientes”, afirmou.

Para Alexandre Faller Coelho, CIO da Holding Bradesco Seguros, o corretor é estratégico dentro da operação da companhia, e a empresa investe em tecnologia e programas de desenvolvimento para fortalecer essa relação. “O corretor está no centro da estratégia da Bradesco Seguros.Valorizamos o corretor como canal essencial para a distribuição eficiente dos produtos, oferecendo suporte consultivo, programas de treinamento, acesso a conteúdos exclusivos, campanhas de incentivo focadas em performance comercial e ferramentas digitais que simplificam processos operacionais, desde o cadastramento de novos corretores até o acompanhamento de comissões e comunicação”, concluiu. 

Fonte: CQCS