Seguro se consolida como ferramenta eficaz na gestão de riscos climáticos

Os olhares do mundo estão voltados para Belém, do Pará, em virtude da realização da COP-30, que vai até o dia 21 de novembro e reúne lideranças mundiais em torno do debate da mudança climática. “A COP30 é uma oportunidade única para o Pará e para todo o Brasil. Belém vai se tornar o centro das discussões sobre o clima e o futuro sustentável do planeta e o setor de seguros não pode ficar de fora desse debate. Vai ser um divisor de águas para o setor antes e após a COP30”, comenta Margarete Braga, presidente do Sincor-PA.

 

Ela tem aproveitado a agenda para mostrar que o seguro é um instrumento essencial de resiliência e sustentabilidade. “Tem sido um momento de diálogo e articulação com diferentes instituições. Estamos trabalhando para que o setor esteja inserido nessa agenda global, mostrando como o seguro protege vidas, patrimônios e o meio ambiente”.

 

Margarete Braga define o seguro como uma das ferramentas mais eficazes na gestão de riscos climáticos. “Ele não apenas indeniza perdas, mas estimula a prevenção, o planejamento e o investimento sustentável. O mercado segurador tem papel estratégico nessa nova economia verde, ajudando empresas, governos e cidadãos a se prepararem para os impactos ambientais e a desenvolverem soluções mais conscientes. Quando falamos em transição ecológica, o seguro é parte fundamental da resposta”.

 

A Casa do Seguro

 

Inclusive, o sindicato participa da agenda da Casa do Seguro, desenvolvida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que funcionará como um espaço de conhecimento, diálogo e inovação durante a COP30.

 

“Nossa presença será ativa, com representação institucional. A Casa do Seguro é uma conquista para o setor, um ponto de encontro entre o mercado, o poder público e a sociedade. O Sincor-PA estará lá para representar todos os corretores paraenses, mostrando que o nosso setor é parte da solução para o futuro sustentável que o mundo busca”, destaca.

 

Reeleição

 

Após uma primeira gestão marcada por diálogo, reconstrução e valorização da categoria, Margarete Braga foi reeleita presidente do Sincor-PA para a gestão de 2026 a 2029.

 

“Assumimos o compromisso de tornar o Sincor-PA mais presente, moderno e representativo e conseguimos. Reaproximamos o sindicato dos corretores, das seguradoras e das entidades parceiras, construindo pontes sólidas com o poder público e com o mercado”, comemora.

 

Para o segundo mandato, Margarete Braga tem como objetivo dar continuidade a um trabalho que tem propósito e direção. “Estamos nos preparando para expandir as ações do Sincor-PA para o interior do estado, aproximando o sindicato de mais corretores e levando oportunidades de capacitação, relacionamento e crescimento para todas as regiões. Outro foco será a integração tecnológica e a comunicação, tornando o sindicato mais acessível e ágil. Queremos um Sincor-PA cada vez mais próximo, digital e atuante, um parceiro estratégico do corretor de seguros”.

 

Neste ano, o mercado de seguros local foi agraciado com a aprovação da Lei Municipal da Semana do Seguro, instituída por lei em Belém, um marco histórico que coloca o tema na agenda da cidade e reforça o papel social e econômico da atividade.

 

De acordo com ela, o corretor paraense enfrenta desafios únicos, que vão desde as dimensões geográficas do estado até a necessidade de adaptação a novas ferramentas e modelos de negócio. “Nosso papel, enquanto Sincor-PA, é oferecer suporte, orientação e capacitação contínua para que ele se mantenha competitivo e relevante. Estamos desenvolvendo programas de formação técnica e comercial, parcerias com seguradoras e ações de integração regional, além de incentivar o uso da tecnologia e da educação digital. A ideia é que o corretor se veja como um consultor de proteção, e não apenas como um vendedor de segu ros”, compartilha.

 

A diretoria

 

A diretoria do Sincor-PA para o quadriênio 01/01/2026 – 31/12/2029 é formada por Maria Margarete Braga Serra (presidente), Wigor Michel de Oliveira (1º vice-presidente), Luiz André Moraes Santos (2º vice-presidente), Silvanira de Moura Gayoso (diretor 1º Secretário), Deborah Di Paula Costa Araújo (Diretor 2º Secretário), José dos Santos Lucas Neto (Diretor 1º Tesoureiro), José Guilherme Rocha Duarte (Diretor 2º Tesoureiro) e Mayanna de Oliveira Beckman (Diretor Relações Públicas).

 

Como suplentes de Diretoria seguem Danilo Lobato Sizo, Shindi da Silva Sasaki, Gustavo Henrique da Silva Tavares e João Braga da Silva. O Conselho Fiscal Efetivos é composto por Wilson Alves de Oliveira, Rosemary Esteves da Silva e Marcos Telles Gentil. Já os suplentes são Alberto Antonio Braga da Silva, Yurhi Abdul Costa Amim e Rosangela Pamplona Ferreira.

 

Os Delegados Representantes junto à FENACOR são Luiz André Moraes Santos e Wigor Michel de Oliveira; como suplentes seguem Maria Margarete Braga Serra e Mayanna de Oliveira Beckman.

 

Fonte: Segs