Transformar em oportunidades de crescimento sustentável dois dos maiores desafios do século: o envelhecimento populacional e a crise climática, é o foco do Fórum de Clima, Vida e Longevidade, que será realizado pela Casa do Seguro em 11 de novembro, em Belém (PA).
O evento é uma iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em parceria com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e reunirá especialistas, formuladores de políticas públicas e representantes do setor financeiro para discutir como a previdência e o seguro de vida podem se tornar instrumentos-chave de resiliência social e ambiental.
A proposta é mostrar que o envelhecimento populacional e as mudanças climáticas, quando tratados de forma integrada, podem abrir caminho para um modelo de desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e preparado para o futuro.
“A previdência e o seguro de vida são pilares essenciais de uma sociedade sustentável, pois oferecem segurança financeira e resiliência contra as incertezas da vida e do clima. Nosso Fórum na Casa do Seguro é fundamental para mostrar que o desafio da longevidade, quando combinado à urgência climática, se torna uma oportunidade para o Brasil desenvolver instrumentos financeiros inovadores que transformem riscos em proteção e crescimento sustentável para todos”, afirmou o presidente da FenaPrevi, Edson Franco.
“As megatendências de envelhecimento e clima estão interligadas, ampliando a necessidade de resiliência e planejamento. O Fórum é o palco ideal para demonstrar como o ecossistema de seguros e previdência, através da inovação em produtos e investimentos, está criando soluções financeiras robustas para o Brasil. Nosso objetivo principal é garantir que a importância do setor seja plenamente reconhecida e que nossas propostas sejam levadas ao documento final da COP30, consolidando o seguro como um vetor de proteção social e crescimento verde”, disse o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.
O Fórum contará com a participação do renomado físico e cientista brasileiro Paulo Artaxo como keynote speech. Professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), com atuação destacada em Física Atmosférica e Ciências Ambientais, sua importância reside principalmente no seu extenso trabalho de pesquisa sobre as mudanças climáticas globais.
Considerado um dos cientistas mais influentes do mundo na sua área, Artaxo é o autor principal em diversos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o que consolida seu papel como uma referência global na ciência do clima e na conscientização sobre a urgência das questões ambientais no Brasil e no planeta.
A Casa do Seguro é uma realização da CNseg, com o objetivo de posicionar o setor de seguros como um ator estratégico e fundamental na busca por soluções relacionadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas, consolidando o reconhecimento da importância do setor e fazendo com que ele seja citado no documento final da COP30.
A Casa do Seguro se localiza na Tv. Alferes Costa, 2828 – Pedreira – Belém/PA
Os interessados em participar deste e dos demais eventos da Casa do Seguro, podem se inscrever clicando aqui.
Fonte: CNseg








