Pix automático pode reduzir custos no mercado de seguros

Em resposta à demanda apresentada pelo CQCS sobre a possibilidade de utilização do Pix automático no mercado de seguros, a Susep informou que essa opção pode trazer a redução de custos – principalmente por eliminação de boletos e custos bancários -, a simplificação e maior segurança nas operações.

Segundo a autarquia, seja na modalidade automático ou não, a utilização do Pìx é legítima, uma vez que regulamentada pelo Banco Central do Brasil, e possível de ser utilizada nas transações de seguros, “não havendo qualquer restrição regulamentar da Susep para sua adoção”. 

Ainda de acordo com a Susep, por ser uma solução voltada a pagamentos recorrentes, o Pix automático pode possuir aplicação especial e de grande utilidade no setor de seguros, de forma ampla, uma vez que o fracionamento de prêmios é adotado com frequência no mercado.

A Susep esclareceu ainda que as partes contratantes são livres para deliberarem pela forma mais conveniente e adequada para transacionarem as respectivas operações de seguros, sempre observando os meios legítimos disponíveis.

Fonte: CQCS