A XVII edição do Fórum da Longevidade, promovida pela Bradesco Saúde e pela Bradesco Vida e Previdência, aconteceu no dia 21 de outubro, em São Paulo, e destacou o tema “Longevidade em Movimento”, um convite à reflexão sobre a importância de agir no presente para garantir mais qualidade de vida no futuro.
Durante o evento, o especialista em envelhecimento Alexandre Kalache apresentou o Indicador de Longevidade Pessoal (ILP), pesquisa desenvolvida pelo Grupo Bradesco Seguros em parceria com a Edelman. Ao abordar a longevidade em movimento, o médico gerontólogo ressaltou que as nações reconhecem a necessidade de lidar com o aumento da população idosa, o acesso ao crédito e a segurança alimentar.
“A transição demográfica na França ocorreu de forma gradual, ao longo de aproximadamente 145 anos. No Brasil, assim como em outras nações, essa transformação ocorre em um ritmo mais acelerado. Nenhum país, mesmo os de menor desenvolvimento, apresenta hoje uma expectativa de vida inferior à observada no passado. Essa é uma realidade da longevidade em movimento”, destacou Kalache.
O diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência, Bernardo Castello, reforçou a importância da responsabilidade compartilhada em torno do envelhecimento. “Trabalhamos para que esse conceito de mobilidade de viver mais e melhor chegue cada vez a mais pessoas. Pelo menos uma vez por ano, vamos nos reunir aqui para trocar conhecimento e fortalecer nossos propósitos. O longevo é um jovem que deu certo e, com sorte, todos nós chegaremos lá”.
Segundo Carlos Marinelli, diretor-presidente da Bradesco Saúde, cabe a cada um de nós contribuir para tornar esse processo mais saudável, produtivo e agradável. “Há 18 anos, o Grupo Bradesco Seguros convidou clientes e parceiros a refletir sobre o futuro no Fórum da Longevidade. Desde então, as iniciativas voltadas para essa questão se multiplicaram, com inúmeros projetos que impactaram a sociedade, gerando uma nova geração, com novos desafios e, principalmente, com ferramentas para superá-los. Uma geração pronta para viver melhor e por mais tempo”.
Para Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, o Fórum é uma oportunidade de refletir sobre o papel do seguro na jornada da longevidade. “Quando falamos de seguro residencial, por exemplo, 42% dos segurados têm mais de 55 anos. Não se trata apenas de proteger bens, mas de desenvolver soluções que acompanhem as necessidades dessa fase da vida, oferecendo mais segurança, autonomia e qualidade de vida”.
O diretor-gerente de Relacionamento e Comercial da Bradesco Saúde, Flavio Bitter, destacou que o controle da saúde é um dos pilares da longevidade. “Cuidar da própria saúde reduz o risco de doenças e alivia a pressão sobre o sistema de saúde. Dados da OMS indicam que 50% das doenças estão diretamente relacionadas aos hábitos de vida, o que reforça a importância do autocuidado”.
A programação contou com nomes como Cissa Guimarães, Zezé Motta, Ana Leoni, Marcio Atalla, Margareth Dalcomo, Ashton Applewhite, Dalal Alchar, Beth Goulart, além da cerimônia de encerramento com Tony Ramos e Denise Fraga.
Outro destaque da edição foi o lançamento do livro que celebra os 80 anos de vida e 50 anos de dedicação do médico gerontólogo Alexandre Kalache aos temas relacionados à longevidade e ao envelhecimento populacional. Ao final do evento, houve uma sessão de autógrafos em homenagem à sua trajetória.
Fonte: CQCS








