Seguradora projeta crescer acima da média do mercado

Em novembro, Eduard Folch, CEO da Allianz, vai entregar o orçamento de 2026 para o comitê executivo da matriz, em Munique. E tem muitas notícias boas para contar aos acionistas alemães e colegas do mundo todo que se reunem para alinhar a estratégia do próximo ano. O plano 2023-2027 priorizou dobrar o tamanho da companhia, recuperar a participação de mercado no segmento de automóveis que tinha quando comprou a carteira da SulAmérica, em agosto de 2019, por R$ 3,18 bilhões, diversificar o mix de produtos e ampliar o canal de distribuição, que tem o corretor de seguros como principal parceiro.

 

“Estamos satisfeitos com os resultados obtidos pelo plano de aceleração desenhado em 2023 e que entrou em ação em 2024. As metas atingidas estão dentro das estimativas traçadas no plano de quatro anos. Nosso faturamento está perto do previsto e ainda temos mais um ano para cumprir e, estamos prospectamos crescer acima da projeção de um dígito do mercado em 2026”, afirmou o CEO a jornalistas durante um almoço realizado na sede da filial brasileira da maior seguradora da Alemanha e uma das maiores do mundo.

 

Em agosto, a Allianz assumiu a terceira posição no seguro auto. “Já somos a terceira maior do mercado em seguro auto. Temos hoje 13% de participação e a meta é chegar a 14%, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre do próximo ano.” Segundo dados da Susep organizados pela consultoria Siscorp, a Allianz é a terceira considerando-se o prêmio emitido líquido, com R$ 5,508 bilhões, desbancando a Tokio Marine por pouco (R$ 5,464 bilhões). No top temos Porto (R$ 10,6 bilhões) e HDI (R$ 6,9 bilhões). No prêmio retido, descontando o resseguro, a Tokio Marine mantém a terceira posição, com R$ 5,464 bilhões, e a Allianz figura na quinta, com R$ 4,302 bilhões.

 

A conquista, segundo Folch, veio da inovação em produtos e serviços com base na escuta ativa dos corretores de seguros e dos clientes. Somente neste ano, o plano de ação do comitê executivo voltado para colocar em prática as sugestões de melhorias realizou 169 entregas e 52 projetos foram implementados para tornar o seguro um item indispensável na vida das pessoas, facilitando assim a venda pelos corretores.

 

O Brasil tem um potencial enorme para atrair investimentos estrangeiros para o setor de seguros, que passa por uma revolução tanto em termos de inovações como de regulamentações baixadas pela Suseo, que visam tornar o seguro mais inclusivo. “Podem vir comprar seguro, porque a nova lei harmoniza o entendimento.” A afirmação do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, sintetizou o espírito do painel O novo microssistema de seguros privados no Brasil, realizado durante o 8º Seminário Jurídico de Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) em parceria com a Revista Justiça & Cidadania, no dia 9 de outubro, em Brasília.

 

“Quando olhamos o mundo, é difícil encontrar um país com um crescimento de 7%, como está previsto para 2025 pela CNseg. Na Allianz esperamos crescer acima do mercado neste e no próximo ano. O seguro automóvel ainda tem baixa penetração, com menos de 30% da frota segurada, e temos muitas ações para reduzir a lacuna de proteção no Brasil”, disse Folch.

 

E os resultados são comemorados. no primeiro semestre de 2025, a companhia registrou R$ 5,4 bilhões em receitas no Brasil, alta de 23% em comparação ao mesmo período do último ano, frente a um crescimento de apenas 8% do mercado. O lucro líquido ficou praticamente estável, com R$ 154 milhões, dando a ela a décima sexta colocação neste quesito no ranking da Siscorp no primeiro semestre do ano.

 

Folch atribui o bom desempenho à melhor jornada digital proporcionada a corretores e clientes, resultado de investimentos expressivos em inovação e tecnologia, com preços acessíveis a todos os bolsos. “Também entramos em novos segmentos, como carros com mais de 10 anos de uso, e temos ampliado nossa presença geográfica por meio de filiais próprias e parcerias com assessorias e cooperativas. Somente com corretores de seguros, que são nosso principal canal, temos atraído cerca de 300 profissionais por mês e nos tornando mais presentes na carteira dos corretores que já atuam conosco”, acrescenta.

 

Outros segmentos também seguem em expansão. O executivo destaca o avanço nos seguros agrícola, de condomínio e de transporte. Apenas no seguro rural, o crescimento foi de 91% em 2024, tornando a empresa a segunda maior do país, atrás apenas do Banco do Brasil. Em vida, a Alllianz ainda engatinha num mercado dominado por bancos e seguradoras especialistas em vida, como Prudential, MetLife, MAG Seguros e Icatu.

 

Recentemente contratou Caio Souza como novo diretor de vida da companhia para avançar. “Temos redesenhado produtos na carteia empresarial, que tem um comportamento mais nervoso em razão da acirrada concorrência, e prevemos lançamentos no vida individual”, citou. Souza passagens por XP Inc, Banco Modal, SulAmérica, Liberty Seguros e Unibanco AIG Seguros, além da AGF Seguros (hoje Allianz Seguros).

 

“Um dos grandes impulsionadores do crescimento, além de produtos e inovações, é o treinamento oferecido aos corretores. Todos os cursos que abrimos lotam rapidamente. A demanda é enorme por parte dos corretores, que querem ampliar suas áreas de atuação levando aos clientes produtos diferenciados, com técnica e preços adaptáveis aos orçamentos dos brasileiros.”

 

O espanhol Eduard Folch ingressou no Grupo Allianz em 2011 como Head of Motor Retail na Allianz Espanha e assumiu como CEO do Brasil em 2018. Desde então, recebeu a missão de dar à filial brasileira o tamanho que ela deve ter como uma das maiores do mundo. Após quase oito anos no país, está mais brasileiro do que nunca. Ele e a família gostam de viver no Brasil e valorizam a convivência com brasileiros, uma escolha rara entre expatriados. “Temos apreço pela cultura e pelo brasileiro. Queremos realmente contribuir para que o seguro e o Brasil cresçam e assumam a posição de destaque que o país deve ter no mundo.” Missão dada e, até o momento, missão cumprida.

 

Fonte: Sonho Seguro