Evento foi organizado pela CNseg, em Brasília, no âmbito da Casa do Seguro
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Júlia Normande Lins, participou, no último dia 08, da Pré-COP30 Casa do Seguro, promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em Brasília. O evento setorial antecede a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada, em novembro, na cidade de Belém (PA).
A diretora Julia Lins participou do painel com o tema “Seguros como instrumento de proteção social”, que buscou destacar o papel do setor de seguros na redução da vulnerabilidade socioeconômica, tendo em vista os impactos cada vez mais intensos das mudanças climáticas.
O painel teve como foco as soluções inclusivas voltadas para as populações de baixa renda, as mais afetadas por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes. Nesse contexto, o debate buscou, também, evidenciar como produtos de seguros acessíveis e inovadores podem funcionar como ferramentas essenciais de resiliência social, proporcionando amparo financeiro, estabilidade e segurança para famílias em situação de risco ambiental e econômico. Por fim, o debate também buscou enfatizar a importância de políticas públicas eficazes, parcerias estratégicas entre diferentes setores e a promoção da educação financeira para ampliar o acesso a esses instrumentos.
Em sua fala, Julia Lins destacou que o mercado enfatiza constantemente a necessidade de conscientização das pessoas sobre a importância do seguro, mas, para além disso, que o mercado precisa estar disposto a oferecer seguros inclusivos e adequados às realidades das populações de baixa renda. De acordo com a diretora, investir na educação financeira sem uma correspondente adequação da oferta por parte do mercado, tornará a ampliação do acesso uma tarefa cada vez mais difícil.
Além da diretora da Susep, participaram deste painel Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB; Nicolás Morales, gerente regional para a América Latina e o Caribe da Microinsurance Network; e Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e de Relações Regulatórias da CNseg (como moderador).
Fonte:Susep