COP30: governo aposta em seguros para proteger portos e aeroportos da crise climática

A websérie com 10 episódios, conduzidos pelo jornalista Vagner Ricardo, trata sobre resiliência e mudanças climáticas

O sexto episódio da série especial “Seguros na COP30” vai ao ar nesta quinta-feira (09), às 13h, dentro do canal SeguroPod. No programa, Vinícius Brandi, do Ministério da Fazenda, e Helena Venceslau, do Ministério de Portos e Aeroportos, abordam os desafios legislativos e regulatórios do Brasil.

Os representantes do Governo Federal revelam as lições aprendidas com a crise no Sul do país, que expôs as vulnerabilidades dos atuais modelos de proteção e detalham as medidas que estão sendo tomadas para modernizar a forma como o Brasil protege seus ativos mais estratégicos.

Usando o aeroporto de Porto Alegre como um caso de estudo, o episódio mostra por que os contratos de seguro para grandes concessões precisam ser modernizados com urgência e como o setor segurador é peça-chave para garantir que o Brasil não apenas se recupere, mas se antecipe aos próximos desafios climáticos.

Apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, o programa será transmitido no Spotify e no YouTube da CNseg, todas as quintas-feiras, às 13h, até o dia 6 de novembro, e reforça o protagonismo da CNseg na construção de soluções que unem inovação, proteção financeira e sustentabilidade.

Ao longo das semanas, outros especialistas, executivos e autoridades públicas compõem a programação:

– Gilberto Martins (Anfavea) fala sobre os impactos da transição climática na indústria;
– Manoel Renato (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos) destaca os desafios da infraestrutura e da resiliência urbana;
– Deputado Fernando Monteiro (Republicanos-PE) comenta o papel do Legislativo na agenda climática;
– Claudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, e Gustavo Brum, superintendente-executivo da CNseg encerram a temporada com reflexões sobre adaptação e governança climática.

Sobre a Casa do Seguro

A Casa do Seguro estará situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promoverá iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia.

Com o apoio de seus empoderadores –Allianz, AXA, BB Seguros, Bradesco Seguros, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine – a Casa funcionará em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.

Na programação, destacam-se:

– debates e painéis temáticos;
– fóruns em parceria com entidades setoriais, organizações internacionais e contrapartes estrangeiras da CNseg;
– reuniões bilaterais;
– apresentação de produtos e serviços; e
– atividades culturais.

Alguns eixos vão pautar a agenda da Casa do Seguro, como a proteção social e dos investimentos, as finanças sustentáveis, a infraestrutura resiliente, a inteligência climática, seguros & agronegócio, a descarbonização da frota brasileira e como os seguros podem auxiliar no desenvolvimento industrial mais sustentável.

Fonte: SEGS