Setor de seguros realiza evento para apresentar temas que serão debatidos durante a COP30

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) realiza, no dia 8 de outubro, às 14h, em Brasília (DF), o evento Pré-COP30 – A Casa do Seguro. O objetivo principal é apresentar a agenda climática do mercado segurador, destacando os eixos centrais que guiarão a programação de conteúdo da Casa do Seguro durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA).

O encontro reunirá autoridades governamentais, parlamentares, lideranças setoriais, executivos de sustentabilidade, além de representantes do Terceiro Setor, e apresentará a estratégia de posicionamento do mercado brasileiro de seguros diante das mudanças climáticas extremas.

A abertura do evento será feita pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, que dará destaque às ações que o setor já vem desenvolvendo sobre o tema das mudanças climáticas, com ênfase na atuação inédita do tema de seguros inserido na programação oficial da COP30. Em seguida, o presidente da Escola Nacional de Seguros (ENS), Lucas Vergílio, abordará o tema da educação para um mundo mais seguro e sustentável.

O restante da programação inclui painéis de discussão sobre temas como:

  • Seguros para soluções baseadas na natureza e agronegócio sustentável (com representantes do Ministério do Meio Ambiente – MMA, FGV Agro e Sociedade Rural Brasileira – SRB);
  • Infraestrutura resiliente e proteção de investimentos (com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB);
  • Seguros como instrumento de proteção social (com representantes da Superintendência de Seguros Privados – Susep, da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e da Microinsurance Network);
  • Finanças Sustentáveis (com representantes do Ministério da Fazenda – MF, da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima e do Instituto Clima e Sociedade – iCS).

Confira a programação completa do evento.

Serviço:

Data: 8 de outubro | quarta-feira

Horário: 14h às 18h30

 Local: Hotel Royal Tulip Alvorada (Brasília)

Sobre a Casa do Seguro

A Casa do Seguro estará situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promoverá iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia.

Com o apoio de seus empoderadores –Allianz, AXA, Bradesco Seguros, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine – a Casa funcionará em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.

Na programação, destacam-se:

  • debates e painéis temáticos;
  • fóruns em parceria com entidades setoriais, organizações internacionais e contrapartes estrangeiras da CNseg;
  • reuniões bilaterais;
  • apresentação de produtos e serviços; e
  • atividades culturais.

Alguns eixos vão pautar a agenda da Casa do Seguro, como a proteção social e dos investimentos, as finanças sustentáveis, a infraestrutura resiliente, a inteligência climática, seguros & agronegócio, a descarbonização da frota brasileira e como os seguros podem auxiliar no desenvolvimento industrial mais sustentável.

Fonte: CNseg