No dia 17 de setembro, aconteceu o 3º Seminário Internacional de Resseguros, em São Paulo. Promovido pela CAR/Hfw, o evento reuniu os principais especialistas e contou com mais de 250 participantes, representantes de mais de 60 empresas e diversos palestrantes internacionais.
Na ocasião o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, destacou o papel da nova legislação na construção de confiança no setor. “O processo de concretização da lei passa por consulta pública, audiência pública, e possui muito debate com todos os atores do mercado, seguradores, segurados, corretores. É dessa forma que a SUSEP e o Conselho Nacional de Seguros Privados estão produzindo essa nova fase do mercado para gerar mais certeza jurídica, e assim expandir todo o acesso ao seguro na nossa sociedade”.
O presidente do Instituto Brasileiro de Seguros (IBDS), Ernesto Tzirulnik, reforçou a função central do contrato de seguros. “O seguro não visa garantir riscos; sua função é salvaguardar interesses. Os riscos são inerentes à própria existência; o seguro, por sua vez, protege os interesses. Assim, devemos nos empenhar para que nossas apólices cumpram realmente a função de garantir os interesses.”
O CEO da Avla, Felippe Astrachan, abordou o futuro do seguro garantia, destacando a importância da legislação e do debate legislativo em andamento. ’’Exploramos as projeções para o cenário futuro, bem como as transformações e particularidades essenciais para o avanço contínuo do setor e de seus respectivos produtos”.
O vice-presidente de Subscrição e Sinistros da AXA no Brasil, Arthur Mitke, apresentou iniciativas relacionadas ao uso de tecnologia e inteligência artificial no setor. “Falei sobre como a AXA atua na prevenção dos riscos e também trouxe algumas soluções de subscrição, que traz a maior personalização e como a gente está usando geolocalização, inteligência artificial, novos sensores para garantir uma subscrição de alto nível, em um negócio cada vez mais resiliente e conectado com os nossos clientes”.
O diretor de Garantia da Sompo, João Alfredo Di Girolamo Filho, destacou a relevância do seguro garantia para o desenvolvimento do país. “Falando do seguro garantia, sobre o produto, é preciso debater o assunto pela questão do desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, que é sempre um assunto necessário de já há muitos anos, e isso precisa ser, a área de infraestrutura precisa sair do papel”.
O superintendente de Seguro Aeronáutico, Casco e Transporte da MAPFRE, Carlos Eduardo Polizio, ressaltou a importância do seminário para alinhar perspectivas diante da nova lei de seguros. “É um evento de extrema importância para trazer atualizações, para falar um pouco da nova lei de seguros, quais são as nossas exposições, quais são as nossas exposições, o que vai nos afetar e as nossas ações que devemos tomar até o final do ano, data em que a lei vai entrar em vigor”.
Por fim, o sócio-administrador do CAR/Hfw, Julio Costa, reforçou que a programação trouxe debates estratégicos para o setor. “A programação abrangeu temas como a relevância e as perspectivas do seguro garantia, inovações em inteligência artificial, e a geopolítica, destacando sua influência nas apólices de seguros marítimos e aeronáuticos e nas estratégias delas decorrentes”.
Fonte: CQCS