A Porto busca crescimento nos resultados apostando em um dos principais canais de vendas: os corretores. Segundo a matéria publicada no Valor Econômico, a estratégia da companhia é estimular os profissionais a ampliarem a oferta de produtos e serviços, para além do seguro, e reforçarem a atuação junto aos clientes e no mundo digital, principalmente nas redes sociais.
No fim do segundo trimestre deste ano, a Porto completou 46,4 mil na base de corretores independentes, um número que significa quase 10 mil a mais do que um ano antes.
Luiz Arruda, vice-presidente Comercial e Marketing da Porto, ressaltou, ao Valor Econômico, o papel consultivo do profissional de seguros. “Acreditamos que o corretor, até então chamado de corretor de seguros, passará a ser um consultor de família, oferecendo proteção da casa com seguro ou a compra através do consórcio, além de serviços, produtos financeiros e saúde”.
Neste sentido, uma das recentes iniciativas da companhia foi o lançamento de uma plataforma digital que capacita corretores para atuarem como influenciadores no mercado de seguros, a Porto AcademIA. Em 15 dias, o programa “Corretor Influenciador” obteve mais de três mil inscrições. A meta é formar 45 mil corretores até 2030, afirma.
De acordo com Arruda, o movimento tem potencial para impulsionar a “multiprodutização”, quando o corretor diversifica a carteira e nenhum produto da Porto representa mais de 50% de suas vendas. Há três anos, menos de mil corretores tinham esse perfil; hoje, já são cerca de sete mil.
Arruda tem em seus planos visitar 16 cidades brasileiras para escutar dos corretores oportunidades nessas regiões. “Existe um processo de educação, de tecnologia, de preparação de dados, de investimento em mercado e também de aproximação importante com todas as regiões do Brasil”, pontuou o executivo.
Segundo ele, todas as medidas fazem parte de uma estratégia ampla que iniciou há alguns anos, com a troca do próprio nome da companhia em 2022 – de Porto Seguro para Porto – e a divisão da atuação em quatro verticais, sendo estas Seguro, Saúde, Bank e Serviços.
Fonte: CQCS