Evento reuniu mais de 800 pessoas e destacou valores como coragem, ética, justiça e amor por meio de artes digitais e audiovisuais
A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, a primeira edição de 2025 da sua Mostra de Artes Visuais e Digitais. O evento reuniu mais de 800 pessoas, entre frequentadores, ex-frequentadores, monitores, educadores e visitantes, com foco na mitologia grega e em seus personagens atemporais.
Organizados em grupos, os participantes desenvolveram trabalhos em diversas linguagens artísticas e tecnológicas. Na área digital, criaram figurinos, pulseiras e brincos inspirados em símbolos da cultura grega. No audiovisual, produziram vídeos sobre a trajetória de Ulisses, a Grécia Antiga e Os Doze Trabalhos de Hércules. Já na programação, crianças e adolescentes elaboraram jogos interativos baseados em mitos clássicos, unindo criatividade, conhecimento histórico e habilidades digitais.
Segundo Rose Oliveira, diretora da ABA, a instituição acumulou vivências e aprendizados ao longo de mais de 30 anos de atuação, e, neste semestre. “Decidimos trabalhar com um repertório rico e simbólico para apresentar alguns mitos, heróis e deuses poderosos da mitologia grega”, disse.
Ela explica que que a escolha do tema também surgiu com o objetivo de provocar reflexões sobre valores universais. “Com isso, conseguimos explorar, por meio de narrativas atemporais, questões como medo, coragem, persistência, ética, justiça, amor e as consequências de cada escolha que fazemos.”
“São temas que dialogam diretamente com o desenvolvimento humano e com o nosso cotidiano”, destacou.
Para Rose, a realização da mostra foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar em habilidades importantes, como a leitura, o pensamento crítico, a empatia e a compreensão de diferentes contextos culturais.”, ela também conta que além disso, a mitologia grega oferece inúmeras possibilidades de conexão com as artes visuais, digitais e audiovisuais, estimulando a criatividade e a expressão individual. Ela conclui dizendo que apesar de desafiador, o tema despertou grande curiosidade e engajamento entre os participantes, proporcionando descobertas e ampliando o entendimento histórico das crianças e dos adolescentes.
Localizada na comunidade Santa Rita, zona leste de São Paulo, a ABA contribui, por meio de ações socioeducativas, com a educação e o desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e idosos da região em situação de vulnerabilidade social. Desde a sua fundação, em 1994, a instituição já atendeu mais de 10 mil crianças e adolescentes, mantendo acompanhamento contínuo para auxiliar no processo socioeducacional e na preparação para o mercado de trabalho.
Fonte: CQCS