A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discutirá, nesta terça-feira (26), o papel do setor de seguros diante dos impactos das mudanças climáticas.
Segundo o autor do requerimento, deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), o setor de seguros se consolida como agente estratégico para proteger vidas e patrimônios, e fomentar o desenvolvimento sustentável. A audiência pública será realizada a partir das 10 horas, no plenário 4.
Participam do debate, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, o Secretário Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Aloisio Melo, Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda (MF), Cristina Fróes, o Superintendente de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, além do diretor do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), João Rabelo e o Especialista Global em riscos e resseguros da Empresa Guy Carpenter, Pedro Farm.
O debate trará a visão das seguradoras no enfrentamento das mudanças climáticas, que tem gerado perdas econômicas e sociais significativas, com eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos. Os participantes trarão ainda eventuais soluções do setor segurador para a transição climática.
Em 2024, os desastres naturais causaram prejuízos globais de US$ 368 bilhões, dos quais apenas 40% estavam segurados. No Brasil, os incêndios florestais afetaram 15,4 milhões de pessoas, especialmente na Amazônia, enquanto as chuvas intensas no Rio Grande do Sul causaram prejuízos estimados em R$ 100 bilhões, sendo que apenas 6% desse total estava segurado.
SERVIÇO:
Audiência Pública: Setor de seguros frente aos impactos das mudanças climáticas
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II, Plenário 4 – Brasília (DF)
Horário e data: 26/8/2025, às 10h
*Haverá transmissão on-line pelo site da Câmara Link
Fonte: CNseg