Filial especializada da Allianz impulsiona crescimento de mais de 30% em Linhas Corporativas

Modelo de atendimento consultivo, aliado à marca global unificada, fortalece relação com corretores e amplia participação da seguradora no mercado empresarial

A Allianz Seguros vem registrando avanços consistentes no segmento de Linhas Corporativas, e os números confirmam essa trajetória. De janeiro a abril de 2025, a companhia apresentou um crescimento de 32% nessa carteira, número três vezes superior ao avanço registrado pelo mercado no mesmo período, segundo dados da Susep. O destaque foi o seguro Rural, com alta de 71%. Em seguida, os seguros de Engenharia e Transportes cresceram 32% e 25%, respectivamente.

O desempenho é resultado direto da estratégia de expansão adotada pela Allianz, que inclui dois grandes movimentos: a criação da marca global Allianz Commercial e a implantação da Filial Empresas, voltada exclusivamente ao atendimento de corretores especializados no segmento empresarial. Juntas, essas iniciativas vêm fortalecendo a atuação da companhia em áreas como Agronegócio, Transportes e Property.

De acordo com Mauricio Masferrer, diretor executivo de Negócios Corporativos da Allianz Seguros e Managing Director da Allianz Commercial Brasil, a seguradora está em um novo momento de transformação e aceleração. “Nós temos as ferramentas, os produtos e a ambição de sermos referência neste setor”, afirmou o executivo. “Entramos em uma nova fase no segmento de riscos corporativos que tem nos gerado oportunidades, principalmente nos segmentos de Agronegócio, Transportes e Property, nossas linhas-chave”, completou.

A marca Allianz Commercial foi lançada em setembro de 2023 e está estruturada em 11 regiões ao redor do mundo. Ela une o conhecimento técnico das equipes locais ao suporte global do Grupo Allianz, garantindo mais consistência no relacionamento com corretores e segurados. O resultado é um atendimento mais especializado, com proposta de valor clara e experiência simplificada.

Em paralelo, a Filial Empresas foi inaugurada em janeiro de 2025, com a missão de atender de forma consultiva os corretores que atuam com seguros corporativos. A estrutura conecta diretamente as áreas comercial e técnica, o que permite maior assertividade na aceitação de riscos e mais agilidade nas tratativas.

Mauricio Masferrer reforçou que os produtos voltados a empresas exigem soluções customizadas e conhecimento técnico aprofundado. “São demandas que envolvem uma variedade maior de exposições de risco, movimentam valores mais altos e precisam atender a exigências regulatórias e contratuais específicas”, explicou. “Por isso, o atendimento personalizado é essencial para tratativas de contas mais elaboradas.”

A cidade de São Paulo foi a primeira a receber a nova estrutura, atendendo os corretores da região metropolitana. Para Nelson Veiga, diretor executivo Comercial da Allianz Seguros, a iniciativa representa um avanço no relacionamento com os parceiros. “Com essa estrutura exclusiva, inauguramos um novo patamar de proximidade e especialização, permitindo um atendimento mais consultivo e soluções personalizadas para o segmento de seguros empresariais.” Ele explica que ao segmentar o atendimento, a Allianz consegue potencializar o conhecimento técnico aplicado, gerando mais valor aos parceiros de negócios, além de reforçar o compromisso da empresa de liderar o desenvolvimento do mercado no Brasil.

Recentemente, a mesma estrutura foi levada ao Sul do país, com sede em Curitiba, onde está localizada a diretoria Regional da Allianz. Cleide Camilotto, diretora Comercial Regional Sul, destaca que a chegada da Filial Empresas está alinhada ao apetite da companhia pelos ramos corporativos. Segundo ela, o Sul é uma região muito rica e próspera, com múltiplas oportunidades voltadas a riscos empresariais. “A chegada da Filial Empresas se alinha perfeitamente com o momento que estamos vivendo, pois está em total sintonia com a estratégia de crescimento da companhia e apetite aos ramos corporativos, por meio da criação da Allianz Commercial e da integração das equipes.”, disse. 

A unidade de Curitiba conta com dois subscritores: um para riscos corporativos e outro dedicado exclusivamente ao seguro de Frota. Segundo Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, o produto vem se destacando na região e a demanda por seguro de Frotas tem crescido no Sul, especialmente por ser uma região com forte atividade industrial e logística. “Ter um subscritor dedicado nos permite responder com mais agilidade e precisão às necessidades dos corretores e empresas locais. O nosso foco é oferecer soluções eficientes, que protejam os negócios e ajudem na gestão da mobilidade corporativa.”, concluiu. 

Fonte: CQCS