Grupo HDI recebe Selo Ouro do GHG Protocol por excelência na gestão de emissões

Certificação reconhece compromisso da companhia boas práticas ambientais e padrões internacionais de sustentabilidade

O Grupo HDI conquistou o Selo Ouro do programa brasileiro GHG Protocol, em reconhecimento à divulgação do seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Registro Público de Emissões, plataforma oficial gerida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP. A certificação reforça a credibilidade e o alto padrão técnico na medição e comunicação das emissões da organização.

O levantamento abrange os três últimos anos (2022 a 2024), consolidando os dados de todas as empresas que integram o Grupo, com exceção da Yelum, que já havia reportado separadamente o ano-base de 2022. A iniciativa e a adesão ao GHC Protocol, que é a principal metodologia utilizada para a elaboração de inventários corporativos de emissões, evidenciam o compromisso da companhia com a transparência, a redução dos impactos climáticos e a implementação de boas práticas ambientais.

A verificação das informações foi realizada por uma entidade independente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que assegurou a consistência do inventário e contribuiu para a obtenção do Selo Ouro, concedido apenas a companhias que seguem rigorosamente os critérios técnicos estabelecidos pelo programa.

“O cuidado com o clima e com os impactos do nosso negócio sobre o meio ambiente é uma responsabilidade inegociável. A conquista do Selo Ouro representa o nosso compromisso genuíno com a sustentabilidade, com a integridade das informações e com a construção de um futuro mais resiliente”, afirma André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI. “Esse é um esforço coletivo que mobiliza diversas áreas da companhia e que fortalece nossa jornada rumo a uma operação cada vez mais eficiente e sustentável”, conclui.

Essa busca por padrões elevados de qualidade fazem parte da estratégia ambiental, social e de governança (ESG) da HDI e de seu alinhamento à controladora alemã Talanx, que também adota relatórios climáticos robustos conforme exigências europeias. 

Intensificando ainda mais seu compromisso com a agenda ESG, a organização divulgou em junho de 2025 o seu primeiro relatório de Sustentabilidade, incluindo iniciativas sociais, ações emergenciais em eventos climáticos extremos e o próprio inventário de emissões como marco da governança ambiental da empresa.

Esta edição inicial, que abrangeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, atende às exigências regulatórias que entram em vigor em 2025 e reflete o compromisso da empresa com a transparência, a governança responsável e a geração de valor sustentável.

Fonte: CQCS