Alta busca por seguros e assessorias mostra novo perfil do consumidor financeiro em 2025

Uma pesquisa recente do Google aponta que mais da metade dos brasileiros pretende contratar algum serviço financeiro ainda em 2025. Entre os destaques estão seguros, consórcios e assessorias de investimento. Para entender o que está por trás dessa mudança no comportamento do consumidor, o Start 98 News conversou nesta quinta-feira (24/7) com Claudiney Sanchez Júnior, assessor de investimentos da W Flow.

Insegurança econômica e busca por proteção

Segundo Claudiney, o aumento da demanda por produtos financeiros tem ligação direta com o cenário macroeconômico.

“Eu acho que tem muito a ver com a questão da taxa de juros, da instabilidade, do aumento da taxa de juros. Toda vez que você tem uma estabilidade econômica, faz com que as pessoas fiquem mais receosas. E esses receios levam à busca de segurança. A segurança passa pela compra de produtos financeiros, pela compra de proteção de um modo geral. Acho que essa que é a grande questão do que a gente vem vivendo hoje em dia.”

Consumidor mais informado e exigente

O assessor destaca que o acesso à informação mudou completamente o perfil de quem busca produtos financeiros. Segundo ele, a percepção é de que o consumidor está mais informado.

“Ele tem mais acesso hoje à informação. No passado, você tinha muito pouca informação disponível. Então, você só tinha disponíveis produtos financeiros quando você ia ao banco e se limitava a algumas situações, como a caderneta de poupança, por exemplo. Hoje em dia você tem muito mais acesso à informação e, quando você tem esse acesso, começa a entender e perceber que existem outras possibilidades. E aí, a busca por uma assessoria, por alguém que possa te auxiliar, passa a ser fundamental.”

Educação financeira como prioridade

Na W Flow, a orientação começa com uma base educativa, antes da recomendação de qualquer produto.

“Quando a gente fala das pessoas que nos procuram, eles buscam muito a educação financeira. Como que trabalha e como que funciona uma assessoria financeira. Uma assessoria busca entender qual é a necessidade da pessoa, qual é o objetivo dela, onde ela quer chegar, e de onde ela está partindo. E com base nisso, a gente traça planos, traça metas e traça caminhos para ela poder chegar no objetivo que ela deseja.”

“A educação financeira é fundamental. Nós brasileiros não somos acostumados com educação financeira. A gente não recebe esse tipo de educação na escola, por exemplo. Nós nunca tivemos formalmente um processo de educação financeira”, explica Claudiney Sanchez Júnior.

Ele compara o trabalho do assessor ao de um médico. “Você não é obrigado a conhecer os detalhes de produtos financeiros. Você tem que entender o que você precisa, para onde você quer ir e tem que ter uma pessoa que você confie, que possa te auxiliar a mostrar o que tem de prós e o que tem de contras em qualquer produto financeiro para que você possa tomar as decisões adequadas. A gente às vezes se denomina o médico das finanças.”

Perfil do investidor também mudou

O brasileiro começa a pensar mais no longo prazo, o que reflete uma mudança cultural.

“Sempre tivemos uma cultura muito de curto prazo. Uma cultura de ativos de renda fixa e de ter o dinheiro disponível a qualquer momento. O que a gente vem percebendo ao longo do tempo é o momento de construir coisas para o longo prazo. Começar a pensar um pouco mais em se planejar para o futuro, em ter uma reserva para manter sua qualidade de vida nos momentos que você vai ter uma descendente na sua fase profissional.”

“A reforma da Previdência mostrou para o brasileiro de um modo geral que ele não vai conseguir sobreviver única e exclusivamente com o dinheiro vindo da Previdência. Então ele começou a entender que é necessário se proteger, se planejar e construir patrimônio.”

Como funciona o processo de contratação

O primeiro passo é o diagnóstico, semelhante a uma consulta médica.

“O processo é buscar o contato com uma assessoria. Nesse contato você vai ter uma primeira conversa com um assessor de investimentos. Qual é o principal ponto nessa primeira conversa? É fazer um diagnóstico. Eu uso muito a expressão fazer uma anamnese. A gente ouve muito a pessoa, entende quais são os objetivos dela, o que ela quer conquistar no futuro, o que ela tem de planos para o futuro, de onde ela está partindo, o que já conquistou até aquele momento.”

“Com base nessas informações, a gente constrói um cenário, vários cenários — cenário A, B, C — mostrando um plano para ela poder chegar naquele resultado que deseja. E aí, com base nesses cenários, ela vai escolher qual se encaixa melhor, como ela entende que é o melhor, e a gente começa a implementar esses cenários no decorrer do tempo.”

Ele faz uma analogia com o aplicativo de navegação. “Vamos usar uma relação com o Waze. É como se nós estivéssemos decidindo ir para o Rio de Janeiro, partindo de São Paulo pela Via Dutra de carro. Nós vamos auxiliar as pessoas nesse percurso. Se tiver algum acidente, se tiver alguma coisa que precise fazer um desvio, a gente vai orientar para que você possa fazer o desvio e chegar com segurança no seu destino.”

Selic alta por mais tempo

Na avaliação do assessor, a taxa básica de juros deve seguir elevada ao menos até 2026. “A nossa opinião, e a gente trabalha com um cenário de que a taxa chegou perto do limite, provavelmente no limite, mas ela deve se manter dessa forma por um período mais longo”, explica.

“A expectativa é que ela se mantenha assim ainda até o final de 2025 e pelo ano de 2026 com praticamente certeza disso. Mesmo que ela comece a cair, ela vai cair muito pouco. Então, a gente vai permanecer com essas taxas altas de juros por um período ainda razoavelmente longo”, finaliza.

Fonte: Rede 98

 

Cresce desempenho do seguro habitacional em Sergipe

Cresce desempenho do seguro habitacional em Sergipe

https://youtu.be/rBPIllX09bs Seguro Habitacional: proteção essencial para quem comprou imóvel pelo SFH Se você adquiriu sua casa por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), talvez não saiba que o contrato inclui um item fundamental para sua segurança: o seguro...