Corretores capacitados vendem até 62% mais: Porto apresenta nova plataforma digital

Na última quinta-feira (10), a Porto realizou um café da manhã para jornalistas a fim de apresentar a Porto AcademIA, a recém-lançada plataforma de desenvolvimento digital destinada à capacitação dos corretores parceiros, e o Estúdio Porto. O encontro foi mais um marco do início da fase de estratégia educacional da companhia para acelerar o letramento digital dos profissionais e prepará-los para serem protagonistas na criação de conteúdo e consolidação da marca da empresa — iniciativa que, segundo dados internos, pode aumentar em até 62% as vendas dos corretores que participam desse processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Luiz Arruda, vice-presidente Comercial e Marketing do Grupo Porto, destacou que a nova plataforma é uma aceleração da visão de que o corretor também faz parte do time da companhia. “Essa trilha de educação é o que vai permitir que o corretor explore todo o portfólio que a Porto tem hoje: de verticais e de produtos”, observou. 

Fruto da trajetória do Porto Educ, a nova plataforma chega com um tom mais digital, dando destaque ao conteúdo, que está sendo consumido hoje. Para Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura do Grupo Porto, a Porto AcademIA chega para ser mais um patamar importante no contexto atual, de redes sociais, influência e autoridade digital. “É assim que a Porto opera: fazendo todo mundo evoluir junto”, disse ela. 

Arruda explicou que a Porto AcademIA promete oferecer ferramentas e diversas inovações tecnológicas a favor do corretor. “A gente até brinca que a ‘academia’ termina com ‘IA’ maiúsculo e com essas estrelinhas que remetem à inteligência artificial e não é à toa. Vamos empregar bastante tecnologia na metodologia”, contou. 

Em parceria com a Flint, plataforma de educação e estratégia que capacita profissionais de diferentes áreas a transformarem conhecimento e autoridade em influência, negócios e reputação, o primeiro projeto é o Corretor Influenciador, que oferece uma formação estruturada em uma trilha com três pilares: letramento digital e uso de IA generativa; construção de marca pessoal e autoridade no digital; estratégias de criação de conteúdo e influência aplicada a negócios. “Tem um ponto muito bacana que é conseguir transformar a conversa sobre seguro em algo leve e interessante”, pontuou ele. 

Luiz Arruda também destaca a importância de ser um corretor multiproduto. “Esses corretores têm uma relevância maior na vida das famílias, mas mais do que isso: o negócio deles cresce mais rápido, e a receita da corretora chega a ser, em média, 2,5 vezes maior do que a dos corretores monoproduto”, explicou o executivo. 

No entanto, Coimbra também destacou que cada corretor tem o estágio do próprio negócio. “Cada um tem o seu interesse e o negócio é dele. A gente vai cada vez mais oferecendo alternativas e ferramentas para que o corretor consiga fazer a própria jornada”, ressaltou ela. 

Com o portfólio do Grupo Porto e as ferramentas, Patrícia Coimbra acredita que a jornada tende a ser cada vez mais ampla. “É sobre cada vez mais cuidar da família – quando falamos de vida, saúde, ativos – e trabalhar a questão do acesso, que está muito ligada à sustentabilidade”, explicou. “Quanto mais acesso, mais inclusão social o corretor consegue gerar”, acrescentou. 

Nesse sentido, a educação é um pilar fundamental e a Porto AcademIA será um diferencial e um desejo dos corretores. “A gente abriu a lista de espera no dia 07 e, em dois dias, tivemos quase mil inscritos. Então, entendemos que o corretor está ávido por isso. E a nossa vontade é fazer 45 mil formandos até 2030″, revelou Arruda. 

Coimbra completou ressaltando um dado interno da companhia: os corretores que entram no processo de educação chegam a vender até 62% a mais do quem não participa de plataformas de aprendizagem e desenvolvimento. “Dentro da Porto, quem está muito ativo em todo esse processo do Porto Educ – e agora também vai participar da Porto AcademIA – tem um prêmio: uma performance 5,5 vezes maior do que quem não está”, pontuou. “Não é só sobre fazer mais um negócio. É sobre ter um impacto super positivo na vida das pessoas. Quando o corretor ajuda na proteção e no cuidado, o impacto é muito potente — tanto para o cliente quanto para a sociedade”, finalizou.

Fonte: CQCS