Demanda por proteção e desafios sociais impulsionam expansão de longo prazo
De acordo com o Relatório Global de Seguros 2025 da Allianz, o mercado mundial de seguros deve crescer a uma taxa anual composta de 5,3% nos próximos dez anos, superando ligeiramente o crescimento da economia global. Em termos absolutos, os prêmios devem aumentar em 5,319 trilhões de euros até 2035, com destaque para o segmento de Vida, que responderá por 2,055 trilhões desse montante.
Mais da metade desse crescimento será originado na Ásia e na China (1,071 trilhão de euros), superando as contribuições combinadas da América do Norte (416 bilhões de euros) e da Europa Ocidental (351 bilhões de euros). No ramo de P&C, 40% dos 1,522 trilhão de euros em prêmios adicionais virão da América do Norte. Já no segmento de Saúde, os 1,743 trilhão de euros esperados virão, em sua maioria, do mercado americano.
No Brasil, a previsão é de crescimento anual de 9%, com desempenho especialmente positivo em Saúde (+9,8%), Vida (+11,1%) e P&C (+7,4%).
Segundo Ludovic Subran, economista-chefe do Grupo Allianz, o crescimento do setor é reflexo direto das lacunas nas políticas públicas. “O setor de seguros continua sendo um setor em crescimento. No entanto, esse crescimento é em grande parte impulsionado pela inação política: o subinvestimento em adaptação está levando ao aumento dos danos climáticos, enquanto o atraso nas reformas previdenciárias exige maiores esforços de poupança por parte dos indivíduos.”.
Subran comentou que no longo prazo o setor de seguros privados não pode arcar com o ônus de atuar como ‘oficina mecânica’ da sociedade. “Somente trabalhando juntos conseguiremos enfrentar os principais desafios da ‘dupla transformação’.”, disse.
Fonte: CQCS