Líder do mercado segurador critica aumento da carga tributária e defende revisão na taxação da previdência; conversa vai ao ar nesta quinta-feira (26), às 19h
O Capital Insights desta quinta-feira (26) recebe Dyogo Oliveira, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras). Em conversa com Fernando Nakagawa e Matheus Piovesana, o executivo analisa os impactos da política tributária. “Quanto mais aumenta a carga tributária sobre quem contribui, maior fica o prêmio para quem atua na informalidade”.
Oliveira faz críticas à proposta de tributação sobre previdência privada. “Não é justo tributar porque essa poupança é resultado de uma renda que já foi tributada”, explica. “Isso nos parece um equívoco. E é preciso entender que a dinâmica da formação de previdência no Brasil não é exatamente o que se imagina nos livros-texto. [ ] O brasileiro só começa a pensar em previdência a partir dos 40 anos”.
Ele também falou sobre o agronegócio brasileiro. Na avaliação de Oliveira, o debate sobre crédito rural precisa mudar de foco. “A discussão da política agrícola hoje passa muito mais por risco climático, risco de mercado, risco de preço. Quando o produtor perde a safra, perde o crédito todo, perde tudo”.
Fonte: Universo do Seguro